Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azambuja Rodrigues, Carlos de | - |
dc.contributor.author | Souza, Gabriel Melo | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T18:57:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:45Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gabriel de Melo. Rádio ciência: série animada de divulgação científica. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6650 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mídia audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Rádio ciência | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.title | Rádio ciência: série animada de divulgação científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3792706104627123 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso discute como a mídia audiovisual pode contribuir para a divulgação científica, mais especificamente no campo da Astronomia. A partir da criação de uma série animada intitulada “Rádio Ciência” baseada no livro “E,Se?” de Randall Munroe, na ficção cientifica e na popularidade da Astronomia no século XX, o trabalho inicialmente apresenta um breve histórico do avanço nas pesquisas astronômicas desse século através do advento da fotografia e das medições de ondas de rádio. Em seguida é apresentada a influência desses avanços na cultura popular e no gênero de ficção científica. Após isso é discutida a relevância e eficácia da ficção como método de ensino e de divulgação de conhecimento no meio popular e em como a ficção também influenciou o avanço científico no século XX. Ao fim da dissertação, é apresentada uma metodologia de produção de uma série animada de divulgação científica, partindo da etapa de conceituação geral da série, passando pela pesquisa do tema específico do episódio a ser produzido e concluindo com os processos de produção em si. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSouza.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.