Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzambuja Rodrigues, Carlos de-
dc.contributor.authorSouza, Gabriel Melo-
dc.date.accessioned2019-03-12T18:57:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriel de Melo. Rádio ciência: série animada de divulgação científica. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6650-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia audiovisualpt_BR
dc.subjectRádio ciênciapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.titleRádio ciência: série animada de divulgação científicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792706104627123pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso discute como a mídia audiovisual pode contribuir para a divulgação científica, mais especificamente no campo da Astronomia. A partir da criação de uma série animada intitulada “Rádio Ciência” baseada no livro “E,Se?” de Randall Munroe, na ficção cientifica e na popularidade da Astronomia no século XX, o trabalho inicialmente apresenta um breve histórico do avanço nas pesquisas astronômicas desse século através do advento da fotografia e das medições de ondas de rádio. Em seguida é apresentada a influência desses avanços na cultura popular e no gênero de ficção científica. Após isso é discutida a relevância e eficácia da ficção como método de ensino e de divulgação de conhecimento no meio popular e em como a ficção também influenciou o avanço científico no século XX. Ao fim da dissertação, é apresentada uma metodologia de produção de uma série animada de divulgação científica, partindo da etapa de conceituação geral da série, passando pela pesquisa do tema específico do episódio a ser produzido e concluindo com os processos de produção em si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSouza.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.