Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6654
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, André de Freitas | - |
dc.contributor.author | Pereira, Pedro Paulo de Araújo Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T16:36:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Pedro Paulo de Araújo Nascimento. A revolta de amaltea: projeto de história em quadrinhos baseado na colonização brasileira. 2018. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6654 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Mito | pt_BR |
dc.subject | Herói | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Colonização | pt_BR |
dc.subject | Concept | pt_BR |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | A revolta de amaltea: projeto de história em quadrinhos baseado na colonização brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3556080895154144 | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste projeto consiste na criação de uma história em quadrinhos no formato gráfico conhecido como ‘graphic novel’ baseada em uma história fictícia de autoria própria que alegoriza aspectos importantes do primeiro século da colonização brasileira. Para tanto, foram realizadas investigações em diversas fontes de conteúdo histórico mas, entre as quais foi posta em prioridade a rica e atual obra de Thales Guaracy, o livro A Conquista do Brasil 1500 - 1600, publicado em 2015. Além de fontes históricas, foram utilizados textos de Christopher Vogler, famoso roteirista e consultor de narrativas de Hollywood, consagrado por ter sido um dos principais escritores a utilizar a teoria do Mito do Herói, desenvolvida pelo antropólogo Joseph Campbell, como um método de criação de roteiros, para a criação da narrativa, dos personagens e do mundo fictício que serviu de base para a história em quadrinhos. Por fim, foi descrito o processo de desenvolvimento do projeto, de esboços e conceituação visual de personagens e cenários, método de finalização em pintura digital, construção dos esboços das páginas do quadrinho, exemplificação de finalização de páginas até a criação do projeto gráfico impresso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPereira.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.