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http://hdl.handle.net/11422/6737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luiz Claudio dos Santos | - |
dc.contributor.author | Machado, Erick Souza Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T13:58:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6737 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Análise relacional | pt_BR |
dc.subject | História da Química | pt_BR |
dc.title | Tensões e disputas no cenário de nascimento da estereoquímica: uma análise à luz da sociologia de Pierre Bourdieu | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5192030653483429 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1721494385752655 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Tiago Lima da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3937046669738188 | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisa teórica de caráter bibliográfico, organizada a partir dos relatos documentais que tratam da trajetória da Estereoquímica e seus embates, problematizados à luz da Sociologia relacional de Pierre Bourdieu. O trabalho se organiza segundo um diálogo entre pesquisa histórica e teoria sociológica, constituindo-se em um quadro analítico amplo que se proporá a demonstrar o papel das instituições e da posição de relevo e prestígio do cientista dento do campo concorrencial da Ciência, como elementos não desprezíveis na consagração de uma nova teoria. Sob tal prisma teórico, argumenta-se que a legitimação científica alcançada em cenário de disputas põe em relevo a tessitura histórica da Ciência, constructo social subordinado às condições materiais, políticas e intelectuais de sua produção, o que lhe retira, portanto, qualquer pretensão de neutralidade. Tais embates encontram-se, no entanto, negligenciados ou mesmo ausentes na Escola, expondo um traço desalentador não apenas de como a Ciência é tratada em sala de aula, mas da própria organização dos currículos escolares, ainda sob renitente fôlego empíricopositivista. Defende-se, portanto, os benefícios pedagógicos alcançados pela inclusão, no ensino de Ciência em geral, e da Química em particular, do cenário de disputas entre agentes e instituições, na medida em que possa contribuir para a superação da visão idealizada e asséptica que dela se tem, ampliando os horizontes intelectuais não apenas dos alunos como do próprio professor, tarefa esta de inegável viés emancipatório. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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