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dc.contributor.advisorRibeiro, Luiz Claudio dos Santos-
dc.contributor.authorMachado, Erick Souza Alves-
dc.date.accessioned2019-03-20T13:58:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:46Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6737-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia da Ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAnálise relacionalpt_BR
dc.subjectHistória da Químicapt_BR
dc.titleTensões e disputas no cenário de nascimento da estereoquímica: uma análise à luz da sociologia de Pierre Bourdieupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5192030653483429pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1721494385752655pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tiago Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937046669738188pt_BR
dc.description.resumoPesquisa teórica de caráter bibliográfico, organizada a partir dos relatos documentais que tratam da trajetória da Estereoquímica e seus embates, problematizados à luz da Sociologia relacional de Pierre Bourdieu. O trabalho se organiza segundo um diálogo entre pesquisa histórica e teoria sociológica, constituindo-se em um quadro analítico amplo que se proporá a demonstrar o papel das instituições e da posição de relevo e prestígio do cientista dento do campo concorrencial da Ciência, como elementos não desprezíveis na consagração de uma nova teoria. Sob tal prisma teórico, argumenta-se que a legitimação científica alcançada em cenário de disputas põe em relevo a tessitura histórica da Ciência, constructo social subordinado às condições materiais, políticas e intelectuais de sua produção, o que lhe retira, portanto, qualquer pretensão de neutralidade. Tais embates encontram-se, no entanto, negligenciados ou mesmo ausentes na Escola, expondo um traço desalentador não apenas de como a Ciência é tratada em sala de aula, mas da própria organização dos currículos escolares, ainda sob renitente fôlego empíricopositivista. Defende-se, portanto, os benefícios pedagógicos alcançados pela inclusão, no ensino de Ciência em geral, e da Química em particular, do cenário de disputas entre agentes e instituições, na medida em que possa contribuir para a superação da visão idealizada e asséptica que dela se tem, ampliando os horizontes intelectuais não apenas dos alunos como do próprio professor, tarefa esta de inegável viés emancipatório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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