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dc.contributor.advisorSlva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da-
dc.contributor.authorCamago, Joyce Braga-
dc.date.accessioned2019-03-20T15:13:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:46Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6746-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTransmissão de energia elétricapt_BR
dc.subjectTintas anticorrosivaspt_BR
dc.titleCompatibilidade entre tintas industriais: uma proposta para o ensino de química no treinamento de equipes de manutenção industrial do setor elétricopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7373848885176142pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ordine, Alberto Pires-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3801123207300178pt_BR
dc.contributor.referee1Bendinelli, Elber Vidigal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550594905581136pt_BR
dc.contributor.referee2Amado, Roberto Salgado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735654736121608pt_BR
dc.contributor.referee3Torres, Vanessa Vasconcelos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229671413121927pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, foi elaborada uma aula experimental sobre compatibilidade entre tintas anticorrosivas, para a proteção de estruturas metálicas e equipamentos utilizados no setor elétrico, com o objetivo de auxiliar o treinamento de profissionais de nível médio técnico e de nível superior, envolvidos em serviços de manutenção. A aula foi ministrada no curso de Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva, oferecido pelo laboratório de corrosão do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). A aula iniciou-se com a abordagem de conceitos de química necessários para a realização dos experimentos, após esta etapa a metodologia experimental foi detalhada para os alunos. Para tanto, apresentou-se um procedimento experimental e um fluxograma com a rota analítica proposta, os alunos receberam amostras de esquema de pintura envelhecido para ter sua tinta de acabamento identificada. O substrato era de aço carbono e as tintas de acabamento dos esquemas foram: alquídica, epóxi, poliuretano, acrílica e borracha clorada. Posteriormente, analisouse o aprendizado da turma, por meio de um questionário relacionado à aula prática e uma prova de conhecimentos teóricos em fundamentos de inspeção de pintura. Verificou-se que os alunos apresentaram um melhor rendimento, comparado a uma turma que também participou do curso oferecido pelo Cepel, mas que não teve a aplicação da aula experimental em estudo. A aula atendeu às expectativas dos profissionais, os mesmos conseguiram identificar as amostras de tintas corretamente durante os ensaios realizados e 86% conseguiu associar a prática ao seu cotidiano e 93% informou que os conhecimentos adquiridos serão úteis às suas atividades de campo. Adicionalmente, a fim de avaliar o ensino do assunto para um perfil diferente de alunos, a aula foi ministrada de maneira demonstrativa para uma turma de engenharia da UFRJ, na disciplina de Química Geral Experimental, e 95% dos alunos associaram a aula experimental com seu cotidiano 95%, alcançando a contextualização no ensino de química. Utilizou-se como proposta pedagógica o CTS, direcionando o ensino de química, para capacitar os alunos na aplicação do conhecimento científico com uma visão crítica e responsável em seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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