Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMichel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.authorCunha, Natacha Cristina Lima da-
dc.date.accessioned2019-03-20T16:45:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:47Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6772-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleAdaptação do jogo “Batalha Naval” como ferramenta para o ensino de química orgânicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.referee1Takase, Iracema-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo Neto, Waldmir Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve a utilização de um jogo baseado no tradicional batalha naval utilizando o conceito de funções orgânicas, visando motivar a aprender os conceitos de química orgânica. A proposta de ensino foi construída com o intuito de despertar o interesse e motivação dos alunos que tendem a ter dificuldade com a química orgânica, confundindo as funções orgânicas, não sabendo como construir as moléculas e sua nomenclatura. Também visa proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa. O ensino de química é em geral centrado na memorização. Os alunos sentem se desmotivados a aprender e tendem a ver a disciplina como algo muito difícil, monotona e sem conexão com a realidade. O professor deve se preocupar em melhorar a relação com seus alunos e com a disciplina de química. Nesse sentido o professor deve atrair os alunos através de ferramentas que possibilitem a eles verem a importância da química. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar, e verificar a utilização de um recurso didático: um jogo similar à Batalha Naval, com moléculas orgânicas no lugar de embarcações. O jogo foi aplicado a alunos do Ensino Médio, visando investigar sua eficiência na aprendizagem de funções orgânicas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, aplicação do jogo aliado ao uso de testes e questionário. Através dos resultados e depoimentos dos alunos entende-se a importância dos jogos como ferramenta pedagógica para o ensino. Atividades lúdicas não necessariamente tem a função de educar, mas são recursos que o professor pode apresentar em sala de aula para que os estudantes aprendam de forma participativa e prazerosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natacha Cristina Lima da Cunha.pdf485.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.