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http://hdl.handle.net/11422/6772
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Cunha, Natacha Cristina Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T16:45:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6772 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Adaptação do jogo “Batalha Naval” como ferramenta para o ensino de química orgânica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve a utilização de um jogo baseado no tradicional batalha naval utilizando o conceito de funções orgânicas, visando motivar a aprender os conceitos de química orgânica. A proposta de ensino foi construída com o intuito de despertar o interesse e motivação dos alunos que tendem a ter dificuldade com a química orgânica, confundindo as funções orgânicas, não sabendo como construir as moléculas e sua nomenclatura. Também visa proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa. O ensino de química é em geral centrado na memorização. Os alunos sentem se desmotivados a aprender e tendem a ver a disciplina como algo muito difícil, monotona e sem conexão com a realidade. O professor deve se preocupar em melhorar a relação com seus alunos e com a disciplina de química. Nesse sentido o professor deve atrair os alunos através de ferramentas que possibilitem a eles verem a importância da química. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar, e verificar a utilização de um recurso didático: um jogo similar à Batalha Naval, com moléculas orgânicas no lugar de embarcações. O jogo foi aplicado a alunos do Ensino Médio, visando investigar sua eficiência na aprendizagem de funções orgânicas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, aplicação do jogo aliado ao uso de testes e questionário. Através dos resultados e depoimentos dos alunos entende-se a importância dos jogos como ferramenta pedagógica para o ensino. Atividades lúdicas não necessariamente tem a função de educar, mas são recursos que o professor pode apresentar em sala de aula para que os estudantes aprendam de forma participativa e prazerosa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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Natacha Cristina Lima da Cunha.pdf | 485.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
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