Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6779
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Do uso de ferramentas computacionais na facilitação do processo de ensino-aprendizagem de química |
Autor(es)/Inventor(es): | Paiva, Thalita Stefano |
Orientador: | Michel, Ricardo Cunha |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir as vantagens da utilização de ferramentas computacionais como recursos benéficos no processo de ensino-aprendizagem de Química, colaborando na superação de dificuldades inerentes ao processo, seja a falta de motivação dos alunos em participar da construção do seu conhecimento, ou ainda a barreira imposta pela abstração e peculiaridade da linguagem envolvida nos conteúdos de Química. Para melhor compreensão do contexto atual, ao longo do trabalho, apresenta-se breve histórico sobre as políticas públicas já desenvolvidas no Brasil relacionadas à Informática na Educação, além de redimensionar a nova função do professor nesse quadro, destacando que o sucesso da proposta está atrelado a um “novo olhar pedagógico”. Devido à diversidade de ferramentas englobadas pelo tema e a relevância das simulações como apoio pedagógico ao Ensino de Química, discorre-se sobre o assunto com ênfase em softwares simuladores. |
Palavras-chave: | Ferramentas computacionais Ensino de química TIC |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 15-Dez-2014 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thalita Stefano Paiva.pdf | 448.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.