Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6779
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Do uso de ferramentas computacionais na facilitação do processo de ensino-aprendizagem de química
Autor(es)/Inventor(es): Paiva, Thalita Stefano
Orientador: Michel, Ricardo Cunha
Resumo: O presente trabalho visa discutir as vantagens da utilização de ferramentas computacionais como recursos benéficos no processo de ensino-aprendizagem de Química, colaborando na superação de dificuldades inerentes ao processo, seja a falta de motivação dos alunos em participar da construção do seu conhecimento, ou ainda a barreira imposta pela abstração e peculiaridade da linguagem envolvida nos conteúdos de Química. Para melhor compreensão do contexto atual, ao longo do trabalho, apresenta-se breve histórico sobre as políticas públicas já desenvolvidas no Brasil relacionadas à Informática na Educação, além de redimensionar a nova função do professor nesse quadro, destacando que o sucesso da proposta está atrelado a um “novo olhar pedagógico”. Devido à diversidade de ferramentas englobadas pelo tema e a relevância das simulações como apoio pedagógico ao Ensino de Química, discorre-se sobre o assunto com ênfase em softwares simuladores.
Palavras-chave: Ferramentas computacionais
Ensino de química
TIC
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thalita Stefano Paiva.pdf448.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.