Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6779
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Paiva, Thalita Stefano | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T17:39:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6779 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas computacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.title | Do uso de ferramentas computacionais na facilitação do processo de ensino-aprendizagem de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa discutir as vantagens da utilização de ferramentas computacionais como recursos benéficos no processo de ensino-aprendizagem de Química, colaborando na superação de dificuldades inerentes ao processo, seja a falta de motivação dos alunos em participar da construção do seu conhecimento, ou ainda a barreira imposta pela abstração e peculiaridade da linguagem envolvida nos conteúdos de Química. Para melhor compreensão do contexto atual, ao longo do trabalho, apresenta-se breve histórico sobre as políticas públicas já desenvolvidas no Brasil relacionadas à Informática na Educação, além de redimensionar a nova função do professor nesse quadro, destacando que o sucesso da proposta está atrelado a um “novo olhar pedagógico”. Devido à diversidade de ferramentas englobadas pelo tema e a relevância das simulações como apoio pedagógico ao Ensino de Química, discorre-se sobre o assunto com ênfase em softwares simuladores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thalita Stefano Paiva.pdf | 448.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.