Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRiehl, Carlos Alberto da Silva-
dc.contributor.authorBonis, Vanessa de-
dc.date.accessioned2019-03-20T17:55:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:47Z-
dc.date.issued2009-05-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6780-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectElementos químicospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleTabela periódica: uma abordagem interpretativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5566816361557796pt_BR
dc.contributor.referee1Tauhata , Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2827549634623238pt_BR
dc.contributor.referee2Massena , Elisa Prestes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1106996657568928pt_BR
dc.description.resumoSem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa de Bonis.pdf282.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.