Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Riehl, Carlos Alberto da Silva | - |
dc.contributor.author | Bonis, Vanessa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T17:55:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:47Z | - |
dc.date.issued | 2009-05-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6780 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tabela periódica | pt_BR |
dc.subject | Elementos químicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Tabela periódica: uma abordagem interpretativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5566816361557796 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tauhata , Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2827549634623238 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Massena , Elisa Prestes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1106996657568928 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sem dúvida alguma, a Tabela Periódica é uma das ferramentas mais utilizadas tanto por alunos quanto por profissionais do ramo da Química e do ensino. E longe de ser simplesmente uma coletânea dos elementos existentes, a Tabela contém muito mais informações relevantes e de fácil acesso do que se pode imaginar. Basta saber olhar. Mas o que acontece normalmente é que essa ferramenta tão poderosa não é usada com todo o seu potencial, passando desapercebidas muitas informações relevantes que podem ser levantadas com simplesmente localizar um elemento na Tabela. Além disso, no Ensino Médio a Química é vista como uma matéria maçante e enfadonha, com muitas regras e fórmulas, exigindo do aluno muita memorização e despertando pouco interesse. Ainda mais quando lhe é apresentada uma Tabela com muitas letrinhas e muitos números que não lhe dizem absolutamente nada! Foi pensando nisso que o presente trabalho foi desenvolvido: mostrar que a Tabela é uma ferramenta de apoio de grande importância para o estudante e que pode despertar o interesse por essa matéria tão fascinante que é a Química. Isso pode ser feito através da história da descoberta dos elementos e da inspiração dos cientistas dos séculos XIX e XX na hora de agrupá-los de forma lógica e razoável. Veremos um pouco da história dos elementos, como foram organizados pelos cientistas e como saber um pouco de cada um deles pela estrutura da Tabela Periódica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vanessa de Bonis.pdf | 282.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.