Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leandro, Anita Matilde Silva | - |
dc.contributor.author | Marcelino, Paloma Palacio | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T19:13:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.citation | MARCELINO, Paloma Palacio. Entre documental e ficcional, o arquivo como testemunho: uma análise da montagem de A cidade é uma só?. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6830 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Arquivos públicos | pt_BR |
dc.subject | Testemunho | pt_BR |
dc.title | Entre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5351274699968743 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Maria Guiomar de Pessoa de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Maria Teresa Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise estética do primeiro longa-metragem do diretor ceilandense Adirley Queirós, A cidade é uma só?. Tendo em vista o legado do cinema direto, busca-se mostrar como as estratégias de articulação entre ficcional e documental inscritas na tradição do documentário repercutem no filme estudado e se renovam no sentido de uma “etnografia da ficção”, conforme defende o próprio cineasta. Diante do ensaísmo documental de obras contemporâneas como Jogo de cena e A vizinhança do tigre, nota-se a presença de uma abordagem singular das narrativas dos personagens, que se repete em A cidade. Nela, o falso surge como potência de reconfiguração dos códigos documentais de encenação, que engendra no espectador uma experiência constante de atualização da imagem. Na medida que o documentário tanto traz à tona documentos antigos de Brasília, quanto dá voz às memórias dos personagens, procurou-se investigar como o ficcional e o documental articula o testemunho e arquivo no filme, como maneira de transportar o passado para o presente da filmagem e reivindicar, assim, uma nova abordagem da história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pmarcelino.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.