Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6830
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dc.contributor.advisorLeandro, Anita Matilde Silva-
dc.contributor.authorMarcelino, Paloma Palacio-
dc.date.accessioned2019-03-25T19:13:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:48Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationMARCELINO, Paloma Palacio. Entre documental e ficcional, o arquivo como testemunho: uma análise da montagem de A cidade é uma só?. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6830-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArquivos públicospt_BR
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.titleEntre o documental e o ficcional, o arquivo e o testemunho: uma análise da montagem de a cidade é uma só?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5351274699968743pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Guiomar de Pessoa de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Maria Teresa Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988pt_BR
dc.description.resumoAnálise estética do primeiro longa-metragem do diretor ceilandense Adirley Queirós, A cidade é uma só?. Tendo em vista o legado do cinema direto, busca-se mostrar como as estratégias de articulação entre ficcional e documental inscritas na tradição do documentário repercutem no filme estudado e se renovam no sentido de uma “etnografia da ficção”, conforme defende o próprio cineasta. Diante do ensaísmo documental de obras contemporâneas como Jogo de cena e A vizinhança do tigre, nota-se a presença de uma abordagem singular das narrativas dos personagens, que se repete em A cidade. Nela, o falso surge como potência de reconfiguração dos códigos documentais de encenação, que engendra no espectador uma experiência constante de atualização da imagem. Na medida que o documentário tanto traz à tona documentos antigos de Brasília, quanto dá voz às memórias dos personagens, procurou-se investigar como o ficcional e o documental articula o testemunho e arquivo no filme, como maneira de transportar o passado para o presente da filmagem e reivindicar, assim, uma nova abordagem da história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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