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http://hdl.handle.net/11422/6837
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pechman, Robert Moses | - |
dc.contributor.author | Pinho, Claudia Maria Madureira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T14:10:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:48Z | - |
dc.date.issued | 1989 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6837 | - |
dc.description.abstract | The idea of the present work arose from the observation of the transformations that took place in the form and appearance of the Rio Branco Avenue, from its inauguration, like Central Avenue, in 1905, until the present day. Assuming that space does not dissociate itself from the social structure and expresses, concretely, each historical phase in which a city is specified, the destruction of the Central Avenue and the gradual replacement in its formal aspect, by the Rio Branco Avenue, should be studied the from its expression as a synthesis of the socioeconomic transformations that took place in the capital of the country from which the Avenue itself became a symbol, as a vehicle for the propagation of an entire ideology and instrument of rupture with the old colonial city, which had hardly expanded in three centuries and means of existence. The avenue would then be the forerunner of a new order, of the modernity that urged to manifest itself, even before the extinguishing of the lights of the nineteenth century. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Áreas centrais | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Avenida Rio branco (Rio de Janeiro, RJ) | pt_BR |
dc.title | Uma passarela para a modernidade: da Avenida Central a Avenida Rio Branco, o desfile do século | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | A ideia do presente trabalho surgiu da observação das transformações ocorridas na forma e aparência da Avenida Rio Branco, desde sua inauguração, como Avenida Central, em 1905, até os dias atuais. Partindo do princípio que o espaço não se desvincula da estrutura social e expressa, concretamente, cada fase histórica na qual uma cidade se especifica, a destruição da Avenida Central e a substituição gradual em seu aspecto formal, pela Avenida Rio branco, deveriam ser estudadas a partir de sua expressão como síntese das transformações socioeconômicas ocorridas na capital do país da qual a própria avenida tornou-se símbolo, enquanto veículo de propagação de toda uma ideologia e instrumento de ruptura com a velha cidade colonial, que pouco se expandira em três séculos e meio de existência. A avenida seria, então, a precursora de uma nova ordem, da modernidade que urgia em se manifestar, antes mesmo do apagar das luzes do século XIX. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
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