Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6853
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.author | Silva, Leonardo Couto da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T19:19:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leonardo Couto da. A paisagem vê, o corpo sente: realismo, dispositivo e sensação em O Canto dos Pássaros de Albert Serra. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6853 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serra, Albert | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.title | A paisagem vê, o corpo sente: realismo, dispositivo e sensação em o canto dos pássaros de Albert Serra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Kátia Augusta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8100404916721779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Maria Guiomar Pessoa de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa o longa-metragem O Canto dos Pássaros (2008), dirigido pelo cineasta catalão Albert Serra. No filme, vemos a busca dos Três Reis Magos por Jesus, mas sem a presença qualquer dimensão épica ou dramática em sua narrativa. Ao contrário disso, Serra compõe um filme em que o drama se rarefaz em favor da instalação de uma atmosfera cuja temporalidade é bastante lenta. Procuramos compreender como o filme se insere no contexto contemporâneo do que se entende como realismo sensório ou dos sentidos, refletindo sobre as suas rupturas ou continuidades com o cinema moderno. Para isso, investigamos a poética de Serra a partir da ideia de dispositivo, que, em certa medida, substitui a mise en scène, identificando o encontro do corpo com a paisagem como a engrenagem que faz o filme se desenrolar, gerando não significados, mas sensações que fazem com que a experiência cinemática se dê através de outros sentidos do espectador que não apenas a visão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lsilva.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.