Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6874
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Peixoto, Irene de Mendonça | - |
dc.contributor.author | Moura, Renata Loureiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T14:14:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Renata Loureiro de. Femear: arte, design, moda e feminismo. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6874 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Contemporâneo | pt_BR |
dc.title | Femear: arte, design, moda e feminismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9391808821312683 | pt_BR |
dc.description.resumo | No decorrer dos anos de história da moda pode-se observar que esta esteve, muitas vezes, atrelada a imposição de padrões conservadores e machista responsáveis por moldar a forma de vestir, agir e pensar das mulheres. Paralelamente a esses movimentos, crescia também o número de estilistas que passaram a utilizar a moda como uma ferramenta de ruptura com esses padrões como: Paul Poiret, Yves Saint Laurent, Mary Quant, Coco Chanel, Ronaldo Fraga e Zuzu Angel. A arte, por sua vez se trans- formou ao longo dos anos ganhando novas formas de manifestação e de experimentação, o que permitiu um novo posicionamento da arte perante a sociedade. A arte conceitual, como o próprio nome sugere, trata da relevância do conceito embutido na arte e em sua execução. Artistas como: Stephen Willats, Lee McQueen e Jum Nakao, passaram a utilizar materiais não convencionais na construção da “nova”arte, com o objetivo de criar experiências, sensações e críticas, tendo a vestimenta como suporte. Partindo do caráter acessível e conceitual dessa nova forma de arte e o desejo de colocá-la em contato com as pessoas e a impossibilidade de mantermos telas e esculturas nas ruas, a arte passa a experimentar novas formas de manifestação urbanas, fazendo muitas vezes da arte uma ferramenta de crítica social para problemas cotidianos. Sendo o designer gráfico um desenvolvedor de projetos visuais e sendo o design voltado para a sociedade, proponho, através da comunicação visual e da arte contemporânea e conceitual provocar e conscientizar a sociedade. Portanto, a proposta desse trabalho é unir arte, moda e design para explicitar um problema que está consolidado na sociedade por muito tempo: o assédio sofrido por mulheres. Tipo de violência que faz parte do dia a dia do universo feminino e que ataca, muitas vezes, de forma sutil e verbal, mascarada de elogios, mas que fazem com que a mulher sinta-se invadida, exposta e desrespeitada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RMoura.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.