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http://hdl.handle.net/11422/6881
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Brandão, Marcus Vinicius Dohmann | - |
dc.contributor.author | Martinez, Vitor Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T17:15:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MARTINEZ, Victor Pedrosa. São: histórias da gente: narrativa interativa sobre o transtorno dissociativo de identidade. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6881 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno dissociativo de identidade | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Persuasão | pt_BR |
dc.subject | Empatia | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | São: histórias da gente: narrativa interativa sobre o transtorno dissociativo de identidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2994392730313456 | pt_BR |
dc.description.resumo | O projeto consiste em uma narrativa interativa ramificada sobre o transtorno dissociativo de identidade no formato de aplicativo para iPad. A interação do usuário modifica o desenvolvimento da história servindo de alegoria para a imprevisibilidade que envolve o convívio com esta condição. Conceitos de fuga dissociativa, coconsciência e amnésia dissociativa são explicados através de metáforas visuais como por exemplo o glitch, efeito de distorção eletrônica proveniente de uma instabilidade de energia. Entendendo a plataforma como mídia persuasiva, “São: histórias da gente” aproxima e desmitifica a figura do doente mental enraizada na sociedade pela mídia sensacionalista. O design é utilizado como meio de gerar empatia através da simulação narrativa que conta com eventos condizentes com a realidade. Contribuíram para o embasamento teórico e prático desse trabalho autores como: B.J. Fogg, J. Landeira-Fernandez, Marcello Faria entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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