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http://hdl.handle.net/11422/6927
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Murad, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.author | Pires, Julie de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T02:01:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6927 | - |
dc.description.abstract | This thesis' purpose is the study of the potenciality of the written word and of the criative dynamic which give them form, studied in the dialog with works from contemporary visual arts. This research, taken under a trans-historical view, based on Hubert Damisch' theory, by which every work of art must be seen as an act and thought of the artist which reveals itself to the viewer in his dialog with them. This thesis' outlook is confirmed by Thierry de Duve's theoretical appropriation for whom a work is a reflection, leading to a critical approach, in which all aesthetic, critical and historical statement must be thought of as an conversation with the art work. From a contemporary art's perspective, this study concentrated in the posthistorical period, according to Arthur Danto's ldea of the end of the master narratives of art, and intended to question the formal possibilities of the word, related to the art work, and its role as an element of rupture and transformation of the modern art's limits. In this sense the written word turned into écriture, understanding this expression through Jacques Derrida's concepts, viewed in this thesis through the inscriptions in some works of Mira Schendel (1919-1988), Robert Smithson (1938-1973) and Rosâgela Rennó (1962), in paintings, drawings, engravings, art installations and photographies. | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPERJ | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Século XXI | pt_BR |
dc.title | Inscrições contemporâneas: a palavra-imagem no projeto da visualidade pós-moderna | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary inscriptions: word as image on the project of postmodern visuality | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7128500910291658 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5637925258074654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Portinari, Denise Berruezo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3394423096338340 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rey, Sandra Teresinha | - |
dc.contributor.referee3 | Fragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6228855946764716 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Venâncio Filho, Paulo | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8834685513728990 | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese tem como objetivo o estudo das potencialidades da palavra escrita, no campo da obra de arte, e das dinâmicas criadoras que lhe dão forma, observadas no diálogo com alguns trabalhos das artes visuais da contemporaneidade. Trata-se de pesquisa, sob ótica transhistórica, realizada a partir da teoria de Hubert Damisch, na qual o trabalho artístico deve ser encarada como reflexão, ato e pensamento do artista que se deixa revelar ao espectador no seu diálogo com a obra. Tal posicionamento da tese é confirmado pela apropriação teórica de Thierry de Duve, para quem a obra é o “terreno da reflexão”, levando a adoção de uma postura crítica, onde toda afirmação de caráter estético, crítico e histórico deve ser pensada numa conversa com ela. O trabalho se deteve no período pós-histórico, segundo a ideia de superação das narrativas históricas, de Arthur Danto, investigando as possibilidades formais operadas pela palavra, no plano da obra, e seu papel como elemento de ruptura e transformação dos limites delineados pela arte moderna. Neste sentido, a palavra escrita desdobrou-se em escritura, compreendendo o termo pela via de Jacques Derrida, observada na presente tese a partir das inscrições realizadas em alguns trabalhos de Mira Schendel (1919-1988), Robert Smithson (1938-1973) e Rosâgela Rennó (1962), manifestada em pintura, desenho, gravura, instalação e fotografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais |
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