Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6945
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Serviço Social na hemoterapia: o trabalho do assistente social na promoção a doação de sangue no Estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Bonisolo, Isabelle Carvalho dos Santos
Advisor: Alves, Gláucia Lelis
Abstract: Identifica os fatores que contribuíram para a inserção de assistentes sociais nas unidades de hemoterapia do Estado do Rio de Janeiro e o processo de trabalho do assistente social neste campo de atuação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do envio de um questionário semiestruturado junto a uma carta convite e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, por meio eletrônico. O questionário foi respondido por oito profissionais em agosto de 2016, e permitiu traçar o perfil desses assistentes sociais, conhecer e analisar as condições e relações de trabalho dos mesmos, as atribuições e competências do assistente social neste campo de atuação e as demandas e respostas construídas no cotidiano profissional. Os resultados da pesquisa apontam que: a inserção do Serviço Social nas unidades hemoterápicas atende a demanda das instituições com vistas ao abastecimento dos estoques de hemocomponentes; as atribuições e competências possuem abrangência as diferentes dimensões do trabalho dos assistentes sociais na saúde; e o preparo do assistente social como profissional de saúde de proximidade com o usuário, de sensibilidade para escuta e habituado a realizar ações de cunho educativo e informativo contribuem para a atuação na promoção a doação de sangue.
Keywords: Assistentes sociais
Promoção à saúde
Doadores de sangue
Rio de Janeiro (Estado)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BONISOLO, Isabelle Carvalho dos Santos. O Serviço Social na hemoterapia: o trabalho do assistente social na promoção a doação de sangue no Estado do Rio de Janeiro. 2016. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICSBonisolo.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.