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http://hdl.handle.net/11422/6957
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rosman, Paulo Cesar Colonna | - |
dc.contributor.author | Angelino Pérez, Tarik Osiris | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T16:18:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6957 | - |
dc.description.abstract | Slow steaming in the approach of a ship to a tidal port taking into account tides results in ship fuel consumption and waiting cost reduction and a concomitant decrease in greenhouse gas emissions. In this dissertation, a mathematical optimisation model is developed for the formulation of this problem. The aforesaid model is computationally implemented employing optimisation and computational fluid dynamics program. The model is applied to a hypothetical example and a real life case study based on São Marcos Bay, Maranhão, Brazil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia oceânica | pt_BR |
dc.subject | Tempo de ingresso de navio no porto xEstratégia | pt_BR |
dc.subject | Modelo matemático de otimização | pt_BR |
dc.title | Otimização de custos de viagem mediante a redução de velocidade para aproximação de um navio a porto de maré | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Qassim, Raad Yahya | - |
dc.contributor.referee2 | Duda., Fernando Pereira | - |
dc.description.resumo | A redução deliberada da velocidade dos navios de carga é conhecida como Slow Steaming, e entre seus principais benefícios estão a redução de consumo de combustível e por consequência das emissões de gases de efeito estufa. Por outro lado, o conhecimento das marés em regiões costeiras é muito importante para a navegação, especialmente em áreas onde a diferença entre maré alta e baixa é substancial como acontecem nos portos de maré. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a otimização do consumo de combustível e redução do tempo de espera para ingresso do navio no porto, pela restrição de calado. Dessa forma, foi adotada a otimização matemática com restrições, para identificar a configuração ótima. Os resultados do exemplo de aplicação na Baía de São Marcos, mostram mediante uma ferramenta de otimização, a combinação de velocidades para minimizar custos energéticos, e calcula-se os intervalos de tempo no qual o navio ingressa no porto pela elevação requerida. De acordo com os resultados chegou-se à conclusão que existe uma redução dos custos de viagem, quando o navio está operando com uma ou mais das suas unidades de propulsão na condição de Slow Steaming. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Oceânica |
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