Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, .Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Motta, Bruna Brigido da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T01:54:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7022 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Química ambiental | pt_BR |
dc.subject | Poluição | pt_BR |
dc.title | A importância de metodologias alternativas no ensino de química ambiental utilizando o enfoque CTSA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Celeste Yara dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3426538975710525 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca, através do uso de temas ambientais, a construção e o desenvolvimento de uma proposta interativa, fazendo uso de vídeo, slides, debates, para o desenvolvimento de uma feira de Ciências. O projeto busca na abordagem CTSA uma forma de diversificar o ensino de química que serviu como campo de pesquisa tradicional do colégio que serviu como campo de pesquisa. A feira de Ciência tem como objetivo a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais relacionando o aprendizado e o entendimento da relação conteúdo cotidiano. O projeto intitulado “A importância de metodologias alternativas no ensino de química ambiental utilizando o enfoque CTSA”, tem como objetivo principal contextualizar os conteúdos de química ambiental e de química inorgânica estudados no 1º ano do ensino médio, discutindo os impactos causados pelo desmatamento, queimadas, industrialização, aumento da poluição, buscando entender como esses problemas afetam a sociedade. O trabalho também considera a questão do aumento da poluição provocada pela sociedade atual, problematizando segundo as orientação para a contextualização de conteúdos, discutida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela vertente CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de Ciências/Química. O desenvolvimento das atividades buscam mostrar a importância em metodologias alternativas que considerem os princípios da educação em uma perspectiva sócio-ambiental. O projeto foi finalizado com a realização de uma feira de Ciências voltada para os problemas ambientais estudados durante as aulas, sendo possível verificar um resultado positivo e satisfatório em diversificar a forma tradicional de ensinar assuntos de química inorgânica e química ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruna Brígido da Motta.pdf | 946.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.