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dc.contributor.advisorSilva, .Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorMotta, Bruna Brigido da-
dc.date.accessioned2019-04-04T01:54:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:50Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7022-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.titleA importância de metodologias alternativas no ensino de química ambiental utilizando o enfoque CTSApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.referee1Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Celeste Yara dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426538975710525pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca, através do uso de temas ambientais, a construção e o desenvolvimento de uma proposta interativa, fazendo uso de vídeo, slides, debates, para o desenvolvimento de uma feira de Ciências. O projeto busca na abordagem CTSA uma forma de diversificar o ensino de química que serviu como campo de pesquisa tradicional do colégio que serviu como campo de pesquisa. A feira de Ciência tem como objetivo a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais relacionando o aprendizado e o entendimento da relação conteúdo cotidiano. O projeto intitulado “A importância de metodologias alternativas no ensino de química ambiental utilizando o enfoque CTSA”, tem como objetivo principal contextualizar os conteúdos de química ambiental e de química inorgânica estudados no 1º ano do ensino médio, discutindo os impactos causados pelo desmatamento, queimadas, industrialização, aumento da poluição, buscando entender como esses problemas afetam a sociedade. O trabalho também considera a questão do aumento da poluição provocada pela sociedade atual, problematizando segundo as orientação para a contextualização de conteúdos, discutida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela vertente CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de Ciências/Química. O desenvolvimento das atividades buscam mostrar a importância em metodologias alternativas que considerem os princípios da educação em uma perspectiva sócio-ambiental. O projeto foi finalizado com a realização de uma feira de Ciências voltada para os problemas ambientais estudados durante as aulas, sendo possível verificar um resultado positivo e satisfatório em diversificar a forma tradicional de ensinar assuntos de química inorgânica e química ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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