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dc.contributor.advisorVaz, Murilo Augusto-
dc.contributor.authorDiezel, Alexandre Rezende-
dc.date.accessioned2019-04-05T14:04:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:52Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7091-
dc.description.abstractThis work presents a comparison between the coupled and uncoupled formulations for computational simulation and analysis of the roll motions of an FPSO attached to a set of flexible risers in a deep-water scenario. The evaluation of the motions of the hull and the structural dynamic behavior of the subsea lines are usually made in different steps of the design, so that the dynamic interaction between the two physical domains is rarely considered. Descriptions of the analysis methodologies and the theories associated to the physical phenomena are included. In this study, a set of simulations using regular and irregular waves were performed to quantify this interaction. Besides the variation in the roll motions due to the coupling effects, the influence in the top tensions of a few selected risers is also investigated. The results show significant reductions in both parameters studied, leading to the conclusion that coupling effects can be relevant to the riser design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectAnálise acopladapt_BR
dc.subjectProjeto de riserspt_BR
dc.titleAvaliação da influência do acoplamento de risers no movimento de jogo de um FPSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8024547727960164pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Corrêa, Fabrício Nogueira-
dc.contributor.referee1Jacob, Breno Pinheiro-
dc.contributor.referee2Oliveira, Allan Carré de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma comparação entre as formulações acoplada e desacoplada para simulação computacional e análise dos movimentos de jogo de um FPSO em águas profundas acoplado a um conjunto de risers flexíveis. Tradicionalmente, as avaliações dos movimentos do casco e do comportamento dinâmico estrutural das linhas submarinas são feitas em etapas distintas do projeto, de modo que a interação dinâmica entre os dois domínios físicos raramente é plenamente contemplada. Descrições das metodologias de análise e das teorias que regimentam os principais fenômenos envolvidos estão incluídas. Neste estudo, um conjunto de simulações utilizando ondas regulares e irregulares foram realizadas com o objetivo de quantificar tal interação. Além da variação no movimento de jogo devido aos efeitos do acoplamento, a influência na tração de topo de algumas linhas selecionadas também foi investigada. Os resultados apontam reduções bastante significativas em ambos os parâmetros, conduzindo à conclusão de que os efeitos associados ao acoplamento podem ser relevantes para o projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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