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dc.contributor.advisorRibeiro, Luiz César de Queiroz-
dc.contributor.authorElias, Roberto Vilela-
dc.date.accessioned2019-04-12T17:28:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:12Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7240-
dc.description.abstractThe study aims to discuss some issues that contribute to the reproduction of trajectories of school failure of some Rocinha children, who study in schools of the municipal school network, notably in the fourth grade of Elementary School. Children from favelas when enrolled in municipal schools are allocated to schools that mostly congregate students from the same community, giving them no chance to relate to others from different localities. This ends up involving them in a network of relationships directly linked to school factors, home location and social position. A vicious circle where the socio-territorial dynamic ends up engendering a series of factors that contribute to the perpetuation of inequality and the social isolation of this less favored population.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegregação urbanapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectFavela da Rocinha (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.titleSegregação residencial, isolamento social e fracasso escolar: o caso da Rocinhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo visa debater algumas questões que contribuem com a reprodução de trajetórias de insucesso escolar de algumas crianças da Rocinha, que estudam em escolas da rede municipal de ensino, notadamente na quarta série do Ensino Fundamental. Crianças oriundas de favelas quando matriculadas em escolas municipais são alocadas em escolas que em sua maioria congregam alunos de uma mesma comunidade, não dando chance a essas crianças de se relacionarem com outras oriundas de diferentes localidades. Isso acaba envolvendo-as em uma rede de relações diretamente ligada aos fatores escola, localização domiciliar e posição social. Um círculo vicioso onde a dinâmica socioterritorial acaba engendrando uma série de fatores que concorrem para a perpetuação da desigualdade e do isolamento social dessa população menos favorecida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS SOCIAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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