Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira , Marcos Vicente de Brito | - |
dc.contributor.author | Silva, Gisele Ezechiello da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T12:00:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2007-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7302 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Combustível de membrana polimérica | pt_BR |
dc.subject | Regime permanente de uma célula | pt_BR |
dc.title | Estudo de modelos em regime permanente de uma célula combustível de membrana polimérica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Rolim , Luís Guilherme Barbosa | - |
dc.contributor.referee1 | Serra, Eduardo Torres | - |
dc.description.resumo | A célula a combustível é um dispositivo eletroquímico que converte diretamente energia química em energia elétrica quando alimentada constantemente por seu combustível. A alta eficiência teórica prometida por esse dispositivo sugere sua inserção no mercado como uma nova alternativa energética. As células a combustível de membrana polimérica apresentam características que garantem aplicação tanto no setor automotivo como estacionário. Para entender melhor este dispositivo é preciso estabelecer um modelo que represente o comportamento da célula frente a diversas condições de operação. Neste trabalho são apresentados alguns modelos de célula a combustível de membrana polimérica em regime permanente de carga. Uma análise e comparação de modelos é realizada e seus diferentes equacionamentos são apresentados. Dentre os modelos apresentados, três são a base para outros autores que utilizam de uma combinação das suas equações. A identificação dos modelos é feita com dados experimentais encontrados na literatura. Nesta fase foi utilizada uma ferramenta matemática de ajuste de parâmetros (mínimos quadrados) evidenciando modelagens de caráter semi-empírico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10001313.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.