Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7320
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : As práticas abusivas nos empréstimos consignados contratados por servidor público federal
Autor(es)/Inventor(es): Sales, Fabiano Valério de
Tutor: Lage, Juliana de Sousa Gomes
Resumen: O presente trabalho trata de um assunto que gravita em torno de práticas consideradas abusivas nas contratações de empréstimos consignados realizados por servidores públicos federais, em destaque os militares. Com a criação da Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, buscou-se mitigar tais abusividades e proteger o consumidor, considerado parte hipossuficiente da relação em virtude do poder econômico superior das instituições financeiras. Desta forma, este trabalho visa trazer uma questão aprazível onde inicialmente será apresentada uma evolução histórica, revelando nos primórdios da sociedade como se dava a modalidade de empréstimo na sua forma simples, conhecida por mútuo, em seguida, serão elencados alguns princípios contratuais norteadores considerados essenciais, com enfoque nos princípios da função social dos contratos e da boa-fé objetiva. O conceito de prática abusiva à luz do Código de Defesa do Consumidor, com breves observações e citações jurisprudenciais bem como uma breve descrição de como os órgãos de processamento de pagamento atuam e quais medidas podem ser tomadas a fim de remediar e trazer uma solução mais efetiva e preventiva.
Materia: Práticas abusivas
Consumidor
Servidor
Consignados
Empréstimos
Abusive practices
Consumer
Server
Payroll
Loans
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SALES, Fabiano Valério de. As práticas abusivas nos empréstimos consignados contratados por servidor público federal. 2017. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FVSales.pdf363.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.