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dc.contributor.advisorGuimarães, Edson Peterli-
dc.contributor.authorRêgo, Tainá Cardoso de Lima da Costa-
dc.date.accessioned2016-08-26T15:11:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:59Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/733-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectRelações comerciaispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.titleCrescimento chinês na 1ª década do século XXI e suas consequências na economia global e no comércio exterior brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9556022064399316pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Luiz Carlos Delorme-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831939468969617pt_BR
dc.contributor.referee2Lemme, Marta Calmon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080108709785641pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o crescimento econômico chinês na 1ª década do século XXI e demonstra como essa ascensão trouxe consequências para o comércio global e em especial, o comércio brasileiro. O primeiro capítulo é dividido em dois tópicos, sendo o primeiro deles dedicado a entender como se deu o crescimento da China nos anos 2000 e quais fatores foram essenciais para que isso ocorresse. O segundo tópico traz uma breve análise do modelo de crescimento adotado pelo governo chinês, na mudança do eixo produtivo, dentre outras características da estratégia escolhida possibilitando modificar o eixo produtivo responsável pelo crescimento econômico. O segundo capítulo também é dividido em duas partes, que têm por objetivo expor quais os impactos políticos e econômicos da China na economia global, em especial, na pauta exportadora do Brasil. A primeira parte desse capítulo é dedicada a discorrer sobre alguns mercados que foram afetados e, a segunda é dedicada a avaliar os mercados chineses para identificar aqueles que apresentem espaço para o estabelecimento de acordos comerciais como forma de incrementar o comercio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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