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http://hdl.handle.net/11422/7352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Fernando Celso Uchôa | - |
dc.contributor.author | Barreira, Bernardo Zurli | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T17:18:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7352 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Viga pré-moldada | pt_BR |
dc.subject | Vão de ponte ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Concreto pretendido | pt_BR |
dc.title | Estudo de viabilidade de uma viga pré-moldada de ponte ferroviária de 36m de vão, com 3 relações altura/vão diferentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Diaz, Benjamin Ernani | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Francisco José Costa | - |
dc.description.resumo | Até o início dos anos oitenta, no Brasil, as pontes ferroviárias com vigas pré-moldadas eram projetadas com uma fase extra de protensão com as vigas já lançadas e os inconvenientes de se construir nichos na laje para que essa protensão pudesse ser executada. Nessa época, foram desenvolvidos projetos para a Ferrovia do Aço e para a Ligação Araguari-Celso Bueno com vigas pré-moldadas em que todos os cabos eram protendidos pelas suas extremidades, evitando-se, assim, a fase extra já mencionada. Essas pontes foram projetadas para vãos de 31,25 metros (Trem-tipo da ENGEFER) e 31,40 metros (Trem-tipo TB-32 da antiga NB-7/ABNT) [6]. Este projeto de graduação tem por objetivo estudar a possibilidade de aumento do vão coberto por essas vigas quando consideramos os avanços obtidos no aumento da resistência dos materiais concreto e aço de protensão durante todo esse período. A idéia é projetar, como contribuição inicial a esse estudo, pontes com um vão de 36 metros, considerando o Trem-tipo TB-360 da NBR 7189, com a utilização de materiais disponíveis atualmente no mercado brasileiro, o que possibilita criar uma alternativa adicional para a redução do custo de construção de pontes ferroviárias no País. Foram feitas duas alternativas relacionadas à razão altura/vão: 1/10 e 1/11, sendo que a partir dos resultados desta última foi ainda sugerida uma terceira alternativa com redução do comprimento do trecho alargado da viga visando a redução do seu peso. Assim, foram realizadas as modelagens das vigas, a obtenção dos esforços, o lançamento dos cabos e finalmente partiu-se para o dimensionamento e verificações de tensões na estrutura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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