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dc.contributor.advisorCarvalho, Denize Dias de-
dc.contributor.authorInafuku, Ligia Yoko-
dc.contributor.authorHelal, Marina Pires-
dc.date.accessioned2019-04-18T17:42:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:56Z-
dc.date.issued2011-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7370-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectVazamento de óleopt_BR
dc.titleAvaliação da capacidade de resposta a um acidente envolvendo vazamento de grande magnitude de óleo no mar durante a atividade de perfuração offshore no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Iene Christie-
dc.contributor.referee2Ramalho, André Villaça-
dc.description.resumoDevido às descobertas de grande quantidade de óleo de boa qualidade nos reservatórios do Pré-Sal, o Brasil encontra-se em destaque no setor de Exploração e Produção (E&P) offshore de petróleo e gás natural. Como as condições operacionais nesses locais são semelhantes às do Golfo do México, onde ocorreu, em 2010, um grande derramamento de óleo, o presente trabalho analisou o sistema de resposta a situações de emergência dessa natureza atualmente aplicado e aceito no país. As informações levantadas indicaram, principalmente, que: as novas condições sob as quais se realizam as atividades de E&P de petróleo atualmente impõem diversos desafios; há um excesso de legislações a serem seguidas durante as atividades de perfuração marítima no Brasil, porém, muitas com deficiências conceituais; os equipamentos exigidos apresentam diversas limitações; e os impactos resultantes de vazamentos de grandes volumes de óleo para o mar são extremamente negativos e afetam o meio ambiente, a sociedade e a economia. Foram identificadas algumas medidas necessárias para melhorar o sistema atual e garantir um atendimento eficiente a eventos extremos de emergência, como: mudança no conteúdo dos Planos de Emergência Individual (PEI) elaborados atualmente, avaliação da possibilidade de exigência de novos equipamentos para resposta a derramamentos pela legislação brasileira, como os que foram testados e implementados no acidente no Golfo do México em 2010, criação de Planos de Áreas e do Plano Nacional de Contingência e modernização e adequação do sistema internacional de resposta às atuais situações adversas de E&P de petróleo. Vale destacar que, apesar das modificações citadas serem muito importantes, foi possível concluir que é sempre melhor investir em segurança, a fim de se evitar, ao máximo, a ocorrência desses acidentes com grande potencial de impacto ambiental e socioeconômico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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