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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Leonardo Duarte da
Orientador: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Resumo: Analisa o que a representação de personagens homossexuais em um comercial da marca O Boticário revela sobre as percepções e atitudes do público em relação à publicidade como espaço de inclusão. Buscamos traçar uma abordagem contextual das reivindicações LGBT no país face aos discursos religiosos e o papel desempenhado pela publicidade ao dialogar com essas minorias. Assumindo a publicidade como uma ponte para o consumo, analisamos como este último apresenta-se, hoje, como um caminho para a ação política, explorando os conceitos de boicote, backlash e buycott. Soma-se a isso o poder de engajamento propiciado pelas redes sociais virtuais, cuja análise perpassa as esferas anteriores. O proceder metodológico utilizado foi uma pesquisa quantitativa realizada on-line com 500 respondentes, que comparou a opinião de pessoas LGBT e não LGBT a respeito da campanha, da inclusão de homossexualidades na publicidade e seus efeitos no comportamento de compra e da atuação nas redes sociais virtuais. Além disso, foi possível cruzar dados com a variável Religião, o que deu margem a diferentes resultados segundo as crenças dos respondentes.
Palavras-chave: Propaganda
Homossexualidade
Religião
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Leonardo Duarte da. Os casais de O Boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
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