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dc.contributor.advisorAntoun Netto, Theodoro-
dc.contributor.authorOliveira, Nara Guimaraes Victor de-
dc.date.accessioned2019-04-25T17:35:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:14Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7421-
dc.description.abstractOil and gas offshore pipelines are one of the main components of a subsea system. . In this scenario, many companies have changed their procedures to ensure the structural integrity of their pipelines - from a model that incorporates empirical safety factors and periodic inspections to another, based on methods that consider concepts of structural reliability to establish risk based inspections. In general, some rules present recommendations that may result in conservative or non-conservative analyses depending on the degree of uncertainty of the parameters affecting the considered failure mode. Stochastic analyses are recommended for a more consistent evaluation of corroded pipelines integrity. This approach provides a method to analyze the collapse of corroded submarines pipelines under external pressure. Concepts of structural reliability are applied with limit state functions to evaluate failure probability and the detrimental effect of corrosion damages on the pipelines. This reliability model consider material properties, geometric and operational parameters of pipelines, defects inspections and their uncertainties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectDutos submarinos corroídospt_BR
dc.subjectColapso de Riserspt_BR
dc.titleAnálise probabilística da falha por colapso de risers e dutos submarinos corroídospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marcelo Igor Lourenço de-
dc.contributor.referee2Sagrilo, Luís Volnei Sudati-
dc.description.resumoOleodutos e gasodutos estão entre os principais ativos de operadoras. Diversas empresas vêm alterando seus procedimentos para garantir a integridade estrutural de seus dutos e risers submarinos. Enquanto que no passado eram utilizados modelos que incorporavam fatores empíricos de segurança e inspeções periódicas, atualmente verifica-se a tendência do uso de modelos que levam em consideração conceitos de confiabilidade estrutural, visando estabelecer a periodicidade das inspeções com base em análises de risco. Em geral, as normas apresentam recomendações que podem resultar em análises excessivamente conservadoras ou mesmo não conservadoras, dependendo do grau de incerteza dos parâmetros que afetam o modo de falha considerado. Para uma avaliação mais consistente da integridade de dutos com defeitos, análises estocásticas são recomendadas. A presente pesquisa visa analisar o colapso sob pressão externa de dutos submarinos com defeitos de corrosão. São aplicados conceitos de confiabilidade estrutural, em conjunto com funções de estado limite, para avaliar a probabilidade de falha e a estimativa de vida residual de dutos após detectados defeitos através de inspeções periódicas. Os modelos de confiabilidade desenvolvidos levam em conta as propriedades dos materiais, os parâmetros geométricos e operacionais dos dutos, as medições dos eventuais defeitos e as suas respectivas incertezas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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