Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7458
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosman, Paulo Cesar Colonna | - |
dc.contributor.author | Silva, Mario Grüne de Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T14:35:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7458 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Baía de Todos os Santos; | pt_BR |
dc.subject | Emissário Submarino; | pt_BR |
dc.subject | Modelo Hidrodinâmico; | pt_BR |
dc.subject | Tubulação Difusora; | pt_BR |
dc.subject | Campo Próximo; | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Transporte Lagrangeano; | pt_BR |
dc.subject | Carga Hidráulica | pt_BR |
dc.title | Otimização do emissário do Rio Vermelho, Salvador - Ba, via modelagem computacional. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Volshan Júnior, Isaac | - |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo , Iene Christie | - |
dc.description.resumo | O Sistema de Disposição Oceânica do Rio Vermelho, localizado na vertente oceânica de Salvador, foi construído em meados da década de 1970. Atualmente, todo o esgoto coletado da cidade é lançado ao mar pelo emissário submarino deste sistema. Por se situar próximo ao Banco de Areia de Santo Antônio, e portanto em uma região com correntes hidrodinâmicas de altas magnitudes, a pluma efluente ao emissário atingea zona de balneabilidade de Salvador com concentrações de poluente acima da permitida pela legislação ambiental vigente.Em busca da avaliação deste problema e de uma proposta de solução, neste projeto foram analisados alguns cenários com prolongamentos distintos do emissário submarino. Para este estudo fez-se uso da modelagem computacional através do software SisBaHiA®, desenvolvido pela COPPE/UFRJ.Aproveitando o estudo, foi feita também a otimização da tubulação difusora em relação ao número e diâmetro de seus orifícios difusores e de sua angulação em relação às correntes hidrodinâmicas locais, de modo a permitir uma melhor diluição inicial dos efluentes nas águas marinhas.A fim de manter os resultados dentro de limites práticos, verificou-se as cargas hidráulicas do sistema, além do custo necessário para o adequamento deste à solução proposta.Os resultados obtidos pelos modelos de transporte Lagrangeano mostram que,para que a legislação ambiental seja plenamente atendida,é necessário que o emissário submarino vdo Rio Vermelho seja prolongado em 2.000 metros,que sua tubulação difusora esteja posicionada com um ângulo azimutal de 202° e possua um total de 90 difusores.Palavras-chave: Baía de Todos os Santos, Emissário Submarino, Tubulação Difusora,Modelo Hidrodinâmico, Modelo de Transporte Lagrangeano, Campo Próximo, Campo Afastado, Carga Hidráulica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10001775.pdf | 8.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.