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dc.contributor.advisorRosman, Paulo Cesar Colonna-
dc.contributor.authorSilva, Mario Grüne de Souza e-
dc.date.accessioned2019-04-26T14:35:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:15Z-
dc.date.issued2011-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7458-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBaía de Todos os Santos;pt_BR
dc.subjectEmissário Submarino;pt_BR
dc.subjectModelo Hidrodinâmico;pt_BR
dc.subjectTubulação Difusora;pt_BR
dc.subjectCampo Próximo;pt_BR
dc.subjectModelo de Transporte Lagrangeano;pt_BR
dc.subjectCarga Hidráulicapt_BR
dc.titleOtimização do emissário do Rio Vermelho, Salvador - Ba, via modelagem computacional.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Volshan Júnior, Isaac-
dc.contributor.referee2Figueiredo , Iene Christie-
dc.description.resumoO Sistema de Disposição Oceânica do Rio Vermelho, localizado na vertente oceânica de Salvador, foi construído em meados da década de 1970. Atualmente, todo o esgoto coletado da cidade é lançado ao mar pelo emissário submarino deste sistema. Por se situar próximo ao Banco de Areia de Santo Antônio, e portanto em uma região com correntes hidrodinâmicas de altas magnitudes, a pluma efluente ao emissário atingea zona de balneabilidade de Salvador com concentrações de poluente acima da permitida pela legislação ambiental vigente.Em busca da avaliação deste problema e de uma proposta de solução, neste projeto foram analisados alguns cenários com prolongamentos distintos do emissário submarino. Para este estudo fez-se uso da modelagem computacional através do software SisBaHiA®, desenvolvido pela COPPE/UFRJ.Aproveitando o estudo, foi feita também a otimização da tubulação difusora em relação ao número e diâmetro de seus orifícios difusores e de sua angulação em relação às correntes hidrodinâmicas locais, de modo a permitir uma melhor diluição inicial dos efluentes nas águas marinhas.A fim de manter os resultados dentro de limites práticos, verificou-se as cargas hidráulicas do sistema, além do custo necessário para o adequamento deste à solução proposta.Os resultados obtidos pelos modelos de transporte Lagrangeano mostram que,para que a legislação ambiental seja plenamente atendida,é necessário que o emissário submarino vdo Rio Vermelho seja prolongado em 2.000 metros,que sua tubulação difusora esteja posicionada com um ângulo azimutal de 202° e possua um total de 90 difusores.Palavras-chave: Baía de Todos os Santos, Emissário Submarino, Tubulação Difusora,Modelo Hidrodinâmico, Modelo de Transporte Lagrangeano, Campo Próximo, Campo Afastado, Carga Hidráulica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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