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http://hdl.handle.net/11422/7465
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Antoun Netto, Theodoro | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Marcelo Luiz Ligeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T16:20:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7465 | - |
dc.description.abstract | Thick-walled curved cylinder, most used in oil and gas industry, is one of the most important component of the connector used to make and maintain a connection between flexible flowlines and subsea equipment. However, there is no a standard acceptance criteria for evaluation excessive yielding caused by the loads imposed by flexible flowlines in the curved cylinder component of the connector. The objective of this study is to evaluate the thick-walled curved cylinder behavior under combined tension, shear and bending loads imposed by flexible flowlines in order to establish an acceptance criterion for plastic deformation. The behavior was evaluated by numerical analysis using the finite element method. In this study, loads that caused excessive plastic deformations as well as structural stability lost were identified and an acceptance criterion for plastic deformations was defined. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia oceânica | pt_BR |
dc.subject | Cilindro espesso curvo | pt_BR |
dc.subject | Deformação plástica | pt_BR |
dc.title | Cilindro espesso curvo submetido a carregamentos combinados no plano de momento fletor, força normal e força cisalhante | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marcelo Igor Lourenço de | - |
dc.contributor.referee2 | Solano, Rafael Familiar | - |
dc.description.resumo | Tubo cilíndrico espesso curvo é muito utilizado na indústria de óleo e gás, principalmente nos conectores que ligam os dutos flexíveis aos equipamentos submarinos. Porém, não há uma padronização na indústria quanto ao critério de aceitação para eventuais deformações plásticas impostas pelas cargas dos dutos flexíveis no componente cilíndrico curvo do conector. Este trabalho objetivou verificar o comportamento do cilindro espesso curvo quando submetido aos carregamentos combinados no plano de momento fletor, força normal e força cortante impostos pelo duto flexível, visando o estabelecimento de um critério de aceitação para as deformações plásticas. A verificação do comportamento foi feita por análise numérica, utilizando o método de elementos finitos, através de modelagem tridimensional do cilindro. Com este trabalho pode-se identificar os carregamentos que provocam deformações plásticas excessivas como também a perda da estabilidade estrutural no regime plástico e definir um critério de aceitação para as deformações plásticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Oceânica |
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