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dc.contributor.advisorGullo, Annita-
dc.contributor.authorSilva, Thainá Rebelo Pimentel Carmo da-
dc.date.accessioned2019-04-30T12:41:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7558-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLiteratura italianapt_BR
dc.subjectFascismopt_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos e a sua influência na educação italiana durante a Segunda Guerra Mundialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7232233419726087pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gisele Batista da-
dc.description.resumoAnalisa a forma como as histórias em quadrinhos foram utilizadas pelas forças políticas italianas para ajudar na propagação de seus ideais durante a Segunda Guerra Mundial e no movimento de resistência comunista. Para a pesquisa sobre a inserção das HQ’s na Itália e de seu uso foram selecionadas quatro ilustrações veiculadas na época: as duas primeiras pertencentes ao semanário Il Pioniere, veiculado pela Associazione Pioniere d’Italia (API), associada ao movimento de Resistenza, que lutou contra o regime autoritário de Mussolini. Já as duas últimas, difundidas pelo governo fascista e reguladas pelo órgão Gioventù Italiana del Littorio (GIL), recebeu o nome de Il Balilla, ajudando na propagação dos ideais instituídos. Como aporte teórico para análise semiótica das histórias em quadrinhos selecionadas, utilizou-se como aporte teórico as obras Il fumetto fra cultura e scuola, de Ermano Detti e Apocalípticos e integrados, de Umberto Eco, bem como o artigo Alla ricerca del Pioniere perduto, de Alfredo Pasquali. A partir desse contexto, foram observados os diferentes usos das histórias em quadrinhos para criar uma cultura de massa infanto-juvenil para a difusão de convicções para ambos os lados, bem como a contemporaneidade do assunto para uma maior reflexão sobre os efeitos de discursos disseminados pelos veículos de comunicação direcionados para o público de menor idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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