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dc.contributor.advisorSousa, Antônio Cláudio Gómez de-
dc.contributor.authorSousa, William Teixeira Silva de-
dc.date.accessioned2019-05-07T14:12:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7779-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de sistemaspt_BR
dc.subjectModelos de qualidadept_BR
dc.titleEstudo da implantação do modelo de qualidade CMMI nas organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Sergio Palma da Justa-
dc.contributor.referee2Villas-Boas, Sergio Barbosa-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é dissertar sobre o modelo CMMI, seus benefícios, o passo a passo de sua implantação, as dificuldades encontradas pelas organizações e a situação atual das empresas brasileiras no contexto da qualidade. Como introdução, será apresentado um estudo introdutório aos modelos de processos abordando seus benefícios e origens. Outros modelos similares ao CMMI serão observados para exemplificar suas características e terminologias comuns. Todos os conceitos necessários para o trabalho com modelos (processos, representações, objetivos, metas,...) serão explicados com detalhe permitindo o perfeito entendimento do leitor leigo. Os motivos que levam as empresas e instituições a adotarem o CMMI serão esclarecidos junto com seus objetivos comuns na tentativa de traçar perfis. As condições normalmente levadas em conta na escolha do tipo de representação CMMI e suas diferenças também serão discutidas. O modelo CMMI é estruturado em áreas de processos que por sua vez são divididas pelas disciplinas básicas do modelo e classificadas em níveis de maturidade. Cada área de processo será apresentada com seus objetivos na totalidade e exemplos das práticas específicas e genéricas. A estrutura em níveis de maturidade será explicada em detalhes esclarecendo os objetivos de cada nível e o que eles representam para uma empresa. Os desafios da institucionalização das práticas e exemplos também serão abordados. O processo de implantação do CMMI numa empresa ou instituição será destrinçado. As lições e experiência delas com o modelo CMMI serão reunidas na tentativa de enumerar tanto as boas práticas quanto as dificuldades enfrentadas. O desafio do alinhamento com o plano estratégico da empresa será discutido assim como a criação de grupos de apoio, divisão de responsabilidades, uso de indicadores, acompanhamento e documentação. Também será abordado o processo das avaliações (appraisals) incluindo os passos de preparação das empresas, definições dos propósitos, planejamento e formas de execução. O estado atual das empresas será apresentado junto com seus perfis de maturidade e resultados alcançados. Os benefícios identificados e as lições aprendidas serão listados com exemplos e ilustrações. Como conclusão, o panorama brasileiro em relação ao emprego de modelos de processos e sua situação no contexto internacional serão apresentados também como ensaio para analisar as tendências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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