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dc.contributor.advisorTeixeira, Leile Silvia Candido-
dc.contributor.authorSá, Adriene dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-14T20:53:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSÁ, Adriene dos Santos. O Serviço Social e a sua relação com os movimentos sociais. 2016. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7925-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.titleO Serviço Social e a sua relação com os movimentos sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0615960913663227pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Gláucia Lelis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773735950513144pt_BR
dc.contributor.referee2Dal Moro, Maristela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8789334302617243pt_BR
dc.description.resumoRelata a experiência de estágio em atividade de extensão universitária junto a movimentos sociais, assim como, foi instigado pela presença de uma turma especial de Serviço Social que era composta por estudantes assentados da Reforma Agrária, cujos participantes eram em sua maioria vinculados a movimentos sociais do campo, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – sob convênio entre a Escola de Serviço Social e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Durante o processo de formação surgiram vários questionamentos a respeito do significado da relação entre o Serviço Social e os movimentos sociais: sobre as possibilidades concretas para o trabalho dos assistentes sociais junto a esses sujeitos; sobre os desafios colocados a esta relação com o avanço do conservadorismo e do afastamento em relação a projetos mais amplos nos dias atuais; sobre os desdobramentos da precarização do trabalho dos assistentes sociais, tanto daqueles que estão empregados na academia, quanto daqueles que estão em espaços tidos como “campo” e que emprega a ampla maioria dos assistentes sociais; sobre as consequências da massificação do ensino que tem rebatimentos imediatos sob a formação profissional; e ainda não pode-se deixar de mencionar a frente reacionária das práticas de segurança nacional que ameaça os movimentos sociais que se colocam conta a ordem vigente. Questões não faltam para refletir sobre esta relação que guarda muitas potencialidades para o exercício profissional, mas que não por isso deixa de apresentar diversos desafios. Sem dúvidas o presente trabalho não responde a estes questionamentos, mas o que se pretende aqui é uma aproximação bastante inicial que possibilitará maior aprofundamento posterior para refletir sobre cada uma dessas questões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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