Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7928
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Pobreza e as políticas sociais no campo brasileiro: a intervenção do Estado nos governos do Partido dos Trabalhadores
Author(s)/Inventor(s): Puhl Neto, Ernesto
Advisor: Pastorini, Alejandra
Abstract: Analisa as intervenções do Estado brasileiro nos governos do Partido dos Trabalhadores, entre os anos 2003-2013, direcionadas a aliviar a pobreza no campo. Pata atingir essa finalidade foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com foco nas particularidades da formação social brasileira, os modelos de desenvolvimento da agricultura e pobreza no campo brasileiro. Essa investigação foi complementada com uma pesquisa documental. Este trabalho ficou organizado em três capítulos e as considerações finais. Iniciamos nossas reflexões com o estudo da natureza da formação social do Estado brasileiro e as suas caraterísticas no período Colonial chegando até os dias atuais buscando desvendas o Estado Democrático de Direito. O segundo capítulo foi dedicado ao estudo da modernização conservadora na agricultura nos anos de 1960-70, como um projeto da burguesia brasileira para o campo, em suas diversas dimensões econômica, política e ideológica e até chegar ao modelo do agronegócio ser hegemônico. Entendendo a natureza do Estado brasileiro e a modernização conservadora na agricultura, compreendemos que a natureza da pobreza no campo é uma expressão histórica na sociedade brasileira, foi essa a preocupação central do último capítulo que também buscou compreender as políticas públicas em três dimensões: a política de distribuição de renda (Bolsa Família), as políticas de estruturação produtiva (PAA, etc.) e a previdência social.
Keywords: Política social
Trabalhadores rurais
Partido dos trabalhadores
Pobreza
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PUHL NETO, Ernesto. Pobreza e as políticas sociais no campo brasileiro: a intervenção do Estado nos governos do Partido dos Trabalhadores. 2016. 139 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPNeto.pdf3,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.