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dc.contributor.advisorFerreira, Nilda Teves-
dc.contributor.authorVeillard, Katia Cristina dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-14T23:04:52Z-
dc.date.available2019-05-16T03:00:19Z-
dc.date.issued1996-11-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7929-
dc.description.abstractThis study is an invitation to reflect on play which is considered to be a "basic activity" in the area of Children’s Education. As playing is an activity which can be compared to a multi-faceted prism, analysing the theories along whit all their associations, that same nursey teachers have on play, is the subject area that this particular research has shed light on. The study of these ideas associated with play was preceded by a short theoretical journey into the contributions which Psychology (Piaget, Wallon and Vygotsky) and Sociology (Brougere) have offered to this research into child’s play. Pressuposed ideas about the discourse analysis formed the basis for the collection of data and their subsequent analysis. Thus, the theories on play which were influenced by the work of these professionals was given special treatment. The structure of the discourse of the subjects involved in this research, has been organized into five categories, this being the best way to introduce these ideas or associations which also have their awn outlines or subheadings. In its final part, this study proposes the re-thinking of the "place" given to play which according to the staff of the nursery which underwent research, cames between CHAOS and GEOMETRY.en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.titleEntre o caos e a geometria : o "lugar" do brincarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7866256274460317pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5354049050250730pt_BR
dc.contributor.referee1Kishimoto, Tizuko Morchida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4438310675742691pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Wally Fonseca Chan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455942304182287pt_BR
dc.description.resumoEste estudo e um convite a reflexão sobre o brincar, considerado "atividade básica" no segmento da Educação Infantil. Sendo o brincar uma atividade comparável a um prisma multifacetado, analisar as representações que os profissionais de uma creche tem sobre esta atividade, foi a faceta sobre a qual esta pesquisa resolveu incidir sua luz. Este estudo das representações foi precedido por uma pequena viagem teórica pelas contribuições que a Psicologia (Piaget, Wallon e Vygotsky) e a Sociologia (Brougere) oferecem para a pesquisa sobre o brincar. Pressupostos da analise do discurso foram a base para a coleta de dados e para a analise deles, dando um tratamento peculiar as representações do brincar que iam se formando a partir dos discursos desses profissionais. A organização em cinco categorias foi a forma encontrada para a apresentação dessas representações , que ganhavam contornos próprios nas formações discursivas dos sujeitos da pesquisa. E, ao final, o estudo propõe um repensar sobre o "lugar" do brincar que, para os profissionais da creche pesquisada, esta entre o CAOS e a GEOMETRIA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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