Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7987
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dc.contributor.advisorFerreira, Maria da Glória Araujo-
dc.contributor.authorSekiguchi, Julio Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-20T17:09:21Z-
dc.date.available2019-05-22T03:00:38Z-
dc.date.issued2011-09-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7987-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to think about artistic production – developed in holistic and integral perspective of human existence – having the spiritual experience as its main reference. The ponderations presented here result from observations which began 15 years ago, the last five years being the most significant. This work consists of researches paired with practical and theoretical studies which articulate the spiritual experience and the artistic production, describing them as lived experiences. The aim is to demonstrate through art (artistic production) the relation materiality versus immateriality existent in the world, and the possibility that – through the spiritual or creative experience, in a unified system of interior provocation equivalent to the mystical experience – the subject faces the unique dimension of freedom, which allows him/her to determine and construct his/her own destiny. This way, I believe that man’s balance towards himself, society and the environment may be reached through the spiritual and creative experiences, which need to be cultivated; and the artistic production attempts to demonstrate such possibility. As a consequence of these experiences and analyses, I collected some orientations. The most determinant are the one that establishes the creative experience and the affectionate relations as models to relate to the world and the one which understands that the creative experience is not the privilege of a selected few, but a dimension of human life which everyone has access to.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.subjectExperiência religiosapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.titleA arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artísticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033199123103071pr_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5675781412051141pt_BR
dc.contributor.referee1Simão, Luciano Vinhosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844925998185463pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Ricardo Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1991586309948453pt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Livia Flores-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1100476364702021pt_BR
dc.contributor.referee4Luz, Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0258328439200026pt_BR
dc.description.resumoA intenção da tese é pensar a produção artística − desenvolvida em perspectiva holística e integral da existência humana − tendo com referência principal a experiência espiritual. As ponderações aqui apresentadas são resultado de observações que se iniciaram há 15 anos, sendo os últimos cinco os mais significativos; trata-se de pesquisas acompanhadas de estudos práticos e teóricos que articulam a experiência espiritual e a produção artística, descrevendo-as como experiências vivenciadas Procuro demonstrar pela arte (produção artística) a relação materialidade versus imaterialidade existente no mundo e a possibilidade de que, pela experiência espiritual ou criativa, em um sistema unificado de provocação interior equivalente à experiência mística, o sujeito se coloque diante de dimensão única de liberdade, que lhe permite determinar e construir seu próprio destino; dessa forma, acredito que o equilíbrio do homem em relação a ele mesmo, à sociedade e ao meio ambiente poderá ser alcançado pelas experiências espiritual e criativa, bastando para isso cultivá-las; e a produção artística procura demonstrar essa possibilidade. Como consequência dessas experiências e análises, recolhi algumas orientações, sendo as mais determinantes a que estabelece a experiência criativa e as relações afetivas como modelo para me relacionar com o mundo e a que entende que a experiência criativa não é privilégio de alguns, mas uma dimensão da vida humana à qual todos têm acesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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