Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, João José Fernandes de-
dc.contributor.authorPinto Júnior, Jones da Costa-
dc.date.accessioned2019-05-20T19:35:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:09Z-
dc.date.issued2010-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8004-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria de campos e ondaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDesenvolvimento científico - como ocorre? ensino a partir de um histórico da Teoria Ondulatória da Luzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Penha Maria Cardozo-
dc.contributor.referee2Barthem, Ricardo Borges-
dc.contributor.referee3Barros, Susana de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho sugere a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o Nível Médio. Tal motivação surgiu devido à percepção do autor sobre o desconhecimento e preconceitos existentes em relação aos modelos científicos existentes antes dos atuais. Textos oficiais sobre educação são citados, como os PClSTs (Brasil), os relatórios Project 2061 e The Liberal Art of Science (EUA), entre outros, onde é sugerida essa necessidade. Foi escolhido um episódio da história da Física – a evolução da teoria ondulatória da luz entre os séculos XVTI e XIX – para fazer um plano de aula onde não se deseja exatamente apresentar aos alunos um novo tópico de Física, mas enfraquecer algumas visões distorcidas sobre seu desenvolvimento (e das Ciências em geral), como a que mostra o conhecimento científico como acabado, ou como cópia da realidade. Com tal plano de aula, deseja-se que os alunos compreendam as Ciências, e entre elas a Física, como parte do desenvolvimento cultural da humanidade, eternamente inacabado e sempre sendo aperfeiçoado, e que tal aperfeiçoamento é fruto da contribuição de diversas pessoas num processo que, não raro, é permeado por verdadeiras disputas. O experimento de Young é mostrado na aula, montado de maneira diferente da mostrada hoje na maioria dos livros didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCPinto Junior.pdf9.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.