Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/8004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, João José Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Pinto Júnior, Jones da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T19:35:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2010-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8004 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria de campos e ondas | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento científico - como ocorre? ensino a partir de um histórico da Teoria Ondulatória da Luz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Penha Maria Cardozo | - |
dc.contributor.referee2 | Barthem, Ricardo Borges | - |
dc.contributor.referee3 | Barros, Susana de Souza | - |
dc.description.resumo | Este trabalho sugere a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o Nível Médio. Tal motivação surgiu devido à percepção do autor sobre o desconhecimento e preconceitos existentes em relação aos modelos científicos existentes antes dos atuais. Textos oficiais sobre educação são citados, como os PClSTs (Brasil), os relatórios Project 2061 e The Liberal Art of Science (EUA), entre outros, onde é sugerida essa necessidade. Foi escolhido um episódio da história da Física – a evolução da teoria ondulatória da luz entre os séculos XVTI e XIX – para fazer um plano de aula onde não se deseja exatamente apresentar aos alunos um novo tópico de Física, mas enfraquecer algumas visões distorcidas sobre seu desenvolvimento (e das Ciências em geral), como a que mostra o conhecimento científico como acabado, ou como cópia da realidade. Com tal plano de aula, deseja-se que os alunos compreendam as Ciências, e entre elas a Física, como parte do desenvolvimento cultural da humanidade, eternamente inacabado e sempre sendo aperfeiçoado, e que tal aperfeiçoamento é fruto da contribuição de diversas pessoas num processo que, não raro, é permeado por verdadeiras disputas. O experimento de Young é mostrado na aula, montado de maneira diferente da mostrada hoje na maioria dos livros didáticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCPinto Junior.pdf | 9.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.