Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Antônio Carlos Fontes dos-
dc.contributor.authorPontes, Carlos Alberto Silva-
dc.date.accessioned2019-05-20T19:47:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:15Z-
dc.date.issued2010-08-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8005-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleSobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASPontes.pdf10.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.