Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8005
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Antônio Carlos Fontes dos | - |
dc.contributor.author | Pontes, Carlos Alberto Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T19:47:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:15Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8005 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Calor | pt_BR |
dc.subject | Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASPontes.pdf | 10.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.