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dc.contributor.advisorAmorim, Hélio Salim de-
dc.contributor.authorBorges, Jader dos Reis-
dc.date.accessioned2019-05-21T21:32:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:09Z-
dc.date.issued2012-05-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8033-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCircuitos integradospt_BR
dc.subjectEnergia térmicapt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectTermometriapt_BR
dc.titleO efeito Seebeck aplicado na termometriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Lígia de Farias-
dc.contributor.referee2Dias, Marco Adriano-
dc.contributor.referee3Souza, João José Fernandes de-
dc.description.resumoNesse trabalho o foco será o Efeito Seebeck (transformação direta de Energia Térmica para Energia Elétrica) como um método para medir temperaturas, esse fenômeno deve ser discutido, preferencialmente, nas escolas técnicas. É interessante notar que sua descoberta não é recente tem quase 200 anos. Mesmo assim na maioria dos livros de Ensino Médio o Efeito Seebeck não é comentado. Todavia, nota-se que a discussão desse tema favorece a inclusão científica e tecnológica dos alunos como preconizada pelo PCN+ e pela LDB (lei n° 9394/96). A abordagem em sala de aula tem como meta mostrar a importância desse efeito transformação de energia) para os alunos e uma de suas aplicações – medição de temperatura. O Efeito Seebeck é um tema que tem necessidade de alguns conceitos introdutórios e úteis, definidos no primeiro capítulo, a fim de esclarecer possíveis confusões dos alunos e orientando o professor. Em seguida, foi reunida toda informação necessária para o professor discutir o Efeito Seebeck em sala de aula, já que este tema não é facilmente encontrado nos livros. Por fim, temos a proposta do plano de aula baseada no PCN+. O tema abordado é um assunto envolvido no mundo tecnológico e em desenvolvimento, nesse sentido oferecemos aos professores mais uma opção possível a ser percorrida. O plano de aula fundamenta-se na utilização de kits (dois termopares), que utilizados em associação com a parte teórica procuram trazer a experimentação para sala de aula facilitando a construção do conhecimento discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METROLOGIA, TECNICAS GERAIS DE LABORATORIO, SISTEMA DE INSTRUMENTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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