Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8033
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Hélio Salim de | - |
dc.contributor.author | Borges, Jader dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T21:32:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8033 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Circuitos integrados | pt_BR |
dc.subject | Energia térmica | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Termometria | pt_BR |
dc.title | O efeito Seebeck aplicado na termometria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Lígia de Farias | - |
dc.contributor.referee2 | Dias, Marco Adriano | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, João José Fernandes de | - |
dc.description.resumo | Nesse trabalho o foco será o Efeito Seebeck (transformação direta de Energia Térmica para Energia Elétrica) como um método para medir temperaturas, esse fenômeno deve ser discutido, preferencialmente, nas escolas técnicas. É interessante notar que sua descoberta não é recente tem quase 200 anos. Mesmo assim na maioria dos livros de Ensino Médio o Efeito Seebeck não é comentado. Todavia, nota-se que a discussão desse tema favorece a inclusão científica e tecnológica dos alunos como preconizada pelo PCN+ e pela LDB (lei n° 9394/96). A abordagem em sala de aula tem como meta mostrar a importância desse efeito transformação de energia) para os alunos e uma de suas aplicações – medição de temperatura. O Efeito Seebeck é um tema que tem necessidade de alguns conceitos introdutórios e úteis, definidos no primeiro capítulo, a fim de esclarecer possíveis confusões dos alunos e orientando o professor. Em seguida, foi reunida toda informação necessária para o professor discutir o Efeito Seebeck em sala de aula, já que este tema não é facilmente encontrado nos livros. Por fim, temos a proposta do plano de aula baseada no PCN+. O tema abordado é um assunto envolvido no mundo tecnológico e em desenvolvimento, nesse sentido oferecemos aos professores mais uma opção possível a ser percorrida. O plano de aula fundamenta-se na utilização de kits (dois termopares), que utilizados em associação com a parte teórica procuram trazer a experimentação para sala de aula facilitando a construção do conhecimento discente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METROLOGIA, TECNICAS GERAIS DE LABORATORIO, SISTEMA DE INSTRUMENTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JRBorges.pdf | 6.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.