Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8102
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Atuação do assistente social: a experiência do desastre climático de 2011 no município de Nova Friburgo
Autor(es)/Inventor(es): Ponte, Camila Cabral da
Orientador: Morgado, Rosana
Resumo: Reflete acerca das possibilidades de atuação do assistente social no âmbito das questões socioambientais, sobretudo em situações de desastres. Para o estudo utilizou-se metodologia qualitativa com base na tese de que o objeto de estudo das Ciências Sociais é, sobretudo qualitativo uma vez que a referida disciplina é munida de instrumentos e teorias que permitem uma abordagem aproximada da vida dos seres humanos em sociedade. Nesse sentido, priorizou-se discutir as condições sociais que engendram e precedem os eventos com o objetivo de desmistificar a naturalização dos desastres entendendo o território como espaço à ser compreendido e explorado para a compreensão do fenômeno. Buscou-se então, a oposição à naturalização dos desastres, defendendo-o como um fenômeno inerentemente social, destacando que o ambiente é produto de uma construção social e histórica. Ademais, realizou-se revisão de relatórios e arquivos pertinentes ao campo de estágio e uma revisão sistemática de bibliografia pertinente ao tema “desastres naturais e sobre a aatuação do assistente social neste contexto de intervenção profissional. O município de Nova Friburgo, um dos cenários do denominado megadesastre de 2011, ocorrido na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ainda sofre com as mazelas produzidas pela ausência do Estado refletida na carência de políticas públicas para a prevenção e redução de danos. Nesse contexto, o assistente social, entendido como profissional crítico inserido e pensado no contexto contra-hegemônico, caminha a passos tímidos para a legitimação e incorporação deste espaço em sua prática cotidiana. Percebe-se a necessidade da incorporação da temática pelas universidades visando à formação de profissionais capazes ao enfrentamento frente a estes eventos para além de intervenções pontuais emergenciais. Sugere-se a incorporação acadêmica de disciplinas em cursos de nível superior que discutam a temática da atuação profissional em desastres. Espera-se que, dessa maneira, seja possível superar o caráter imediatista das ações assim como estimular a produção de conhecimento científico e, consequentemente, a legitimação deste espaço de atuação. Como limites da inserção do assistente social neste contexto a posição periférica da questão socioambiental nos programas governamentais em todos os níveis e a alta suscetibilidade às flutuações político institucionais, pela hegemonia de uma cultura política conservadora e clientelística, pela carência de financiamento para pesquisas integradas interdisciplinares, e pelo baixo nível de interação entre as instituições de gestão e de pesquisa científico-tecnológica e as comunidades locais.
Palavras-chave: Assistentes sociais
Políticas públicas
Direitos humanos
Desastres naturais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PONTE, Camila Cabral de. Atuação do assistente social: a experiência do desastre climático de 2011 no município de Nova Friburgo. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPonte.pdf977.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.