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http://hdl.handle.net/11422/8125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Paula Goulart | - |
dc.contributor.author | Nunes, Samyta | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T20:10:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Samyta. Novos laços de família: as (re)configurações familiares nas novelas de Lícia Manzo. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8125 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Telenovela | pt_BR |
dc.subject | Relações familiares | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.title | Novos laços de família: as (re)configurações familiares nas novelas de Lícia Manzo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2408262120718131 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | D'Abreu, Patrícia Cardoso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7765390477021301 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sacramento, Igor Pinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1758813567228605 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa como a narrativa das novelas de Lícia Manzo, A Vida da Gente e Sete Vidas aborda as novas configurações e relações familiares, tomando o melodrama como matriz cultural do gênero telenovela, e de que maneira o maniqueísmo melodramático se apresenta nessa dramaturgia. Para tal, retomamos o melodrama e seus formatos industriais, sobretudo o folhetim, para resgatar historicamente a gênese da telenovela e observar no eixo diacrônico a representação da família nuclear e suas adaptações aos avanços e transformações sociais e também diferentes contextos políticos. Analisando as duas tramas separadamente e em comparação uma com a outra, fica perceptível que a autora, partindo de relações familiares contemporâneas, rompe com a representação clássica da polarização maniqueísta do melodrama, apresentando o embate do bem contra o mal como conflito interno de seus personagens através de impasses éticos e morais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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