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dc.contributor.advisorMoreira, Ligia de Farias-
dc.contributor.authorSoares, Rannyer dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-23T20:43:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:54Z-
dc.date.issued2012-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8186-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquilíbrio mecânicopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleEquilibrando...pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Francisco Artur Brawn-
dc.contributor.referee2Dantas, José Eduardo Ramalho-
dc.contributor.referee3Sousa, João José Fernandes de-
dc.description.resumoO estudo do equilíbrio dos corpos é um dos assuntos mais abordados em física no âmbito do Ensino Fundamental (9° ano) e Ensino Médio, e seu valor se compreende não somente devido à sua grande aplicação no cotidiano (em todos os objetos que estão em repouso e em casos restritos de movimento), mas também por que a discussão dos conceitos abordados aqui permite um entendimento sobre as demais situações em que o equilíbrio não se verifica, pois conhecendo as condições para um corpo estar em equilíbrio fica-se munido de diversos conceitos físicos como força e momento que estarão também relacionados aos demais casos (desequilíbrio). Inclusive outros ramos da física abordam o assunto “equilíbrio” de forma indireta. Pretende-se fazer com que os alunos compreendam o equilíbrio mecânico e consigam enxergá-lo no dia-a-dia, e que tenha condições de perceber as forças e os torques envolvidos e tirar conclusões a respeito destes. Ao final, de posse dos conceitos de: força, centro de gravidade e momento, deseja-se que os educandos compreendam o princípio da alavanca, reconhecendo sua aplicação nos diversos instrumentos (máquinas simples), assim como também os aspectos históricos de sua aplicação com Arquimedes. Diante das inúmeras dificuldades encontradas no ensino de Física procurou-se privilegiar uma prática mais atraente aos alunos, não baseada na memorização de fórmulas, mas sim atenta a discussão dos conceitos, onde o aluno é inserido em situações em que ele reflita e formule explicações a cerca do fenômeno observado, e, portanto, construa seu próprio conhecimento. E para facilitar a aprendizagem permitindo tudo isso que se acabou de dizer foram pensados diversos mini-experimentos com materiais de baixo custo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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