Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8227
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Wilma Machado Soares | - |
dc.contributor.author | Chagas, Luiz Gustavo Lannes | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:53:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2007-12-05 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8227 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espelhos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee2 | Dias, Penha Maria Cardoso | - |
dc.description.resumo | A ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LGLChagas.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.