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dc.contributor.advisorVianna, Deise Miranda-
dc.contributor.authorLeônidas, Marcos Coutinho-
dc.date.accessioned2019-05-29T14:05:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:55Z-
dc.date.issued2007-06-
dc.identifier.citationLEÔNIDAS, Marcos Coutinho. A matematização do ensino de Física. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8228-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleA matematização do ensino de Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, João José Fernandes de-
dc.contributor.referee2Chaves, Francisco Arthur Braun-
dc.contributor.referee3Soares, Vitorvani-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar o grau de matematização do ensino de Física presente nos exames de acesso de duas instituições de ensino superior. Para isso analisaram-se as provas da primeira fase dos exames de 2004 e 2005, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Analisa ainda o grau de contextualização e interdisciplinaridade presente nas questões dos exames vestibulares, uma vez que esses tópicos se encontram no centro da reforma do novo ensino médio. Este trabalho se justifica, devido aos exames serem apresentados de forma matematizada e descontextualizada. Com isso, o ensino médio1 se torna refém desta forma de ensino, não atendendo às novas propostas presentes nos Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Para iniciar o presente trabalho, foi elaborado um questionário destinado a professores do ensino médio da rede estadual, com o objetivo de coletar informações, por exemplo, sobre a dificuldade apresentada pelos alunos na base matemática, a avaliação realizada pelos professores e a utilização de livros didáticos em sala de aula. O questionário foi apresentado a dez professores individualmente, sendo cinco professores do município do Rio de Janeiro e cinco professores do município de Angra dos Reis. As respostas foram obtidas através de gravação (em áudio), ou grafia do próprio professor. Analisaram-se, ainda, os livros didáticos utilizados pelos professores, sendo observados os critérios com relação à contextualização, interdisciplinaridade e História da Ciência. Com base nesta pesquisa, foi realizada a análise dos exames vestibulares, somente em questões sobre Leis de Newton e Circuito Elétrico, pois foram estas que mais se encontraram presentes nos exames de 2004 e 2005. Na parte final do trabalho, foi realizada a conclusão da coleta e análise dos dados, tendo como base a matematização, contextualização e interdisciplinaridade presente nos exames.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METODOS MATEMATICOS DA FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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