Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVianna, Deise Miranda-
dc.contributor.authorBezerra, Henrique Kovaliauskas-
dc.date.accessioned2019-05-29T17:03:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:54Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationBEZERRA, Henrique Kovaliauskas. As aventuras de Bob: uma investigação lúdica do eletromagnetismo. 2018. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8237-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleAs aventuras de Bob: uma investigação lúdica do eletromagnetismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Fernandes, Sandro Soares-
dc.contributor.referee1Gaspar, Marcos Binderly-
dc.contributor.referee2Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa-
dc.description.resumoEste trabalho traz uma proposta de atividade didática de Física que mistura o lúdico com a investigação científica. Destinado aos alunos do terceiro ano do ensino médio, a atividade é composta por quatro experimentos de maneira que cada um tratará de um fenômeno eletromagnético (campo magnético, campo elétrico, Lei de Ampère e Lei da Indução de Faraday) sobre os quais os alunos terão de se debruçar para resolver e explicar o problema por meio de uma investigação. A partir de um enredo de fantasia, os quatro experimentos, apresentados como desafios, são propostos de forma que os alunos possam agir ativamente na estória. Apresentamos a análise de alguns dados coletados após a aplicação da atividade em uma turma de um colégio federal do Rio de Janeiro. Mostramos que, através desta proposta de atividade, podemos promover a alfabetização científica dos alunos, desenvolver suas capacidades cognitivas-argumentativas e mostrar que aprender Física ainda pode ser uma tarefa divertida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HKBezerra.pdf685.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.