Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8237
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vianna, Deise Miranda | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Henrique Kovaliauskas | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T17:03:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Henrique Kovaliauskas. As aventuras de Bob: uma investigação lúdica do eletromagnetismo. 2018. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8237 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | As aventuras de Bob: uma investigação lúdica do eletromagnetismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Fernandes, Sandro Soares | - |
dc.contributor.referee1 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa | - |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma proposta de atividade didática de Física que mistura o lúdico com a investigação científica. Destinado aos alunos do terceiro ano do ensino médio, a atividade é composta por quatro experimentos de maneira que cada um tratará de um fenômeno eletromagnético (campo magnético, campo elétrico, Lei de Ampère e Lei da Indução de Faraday) sobre os quais os alunos terão de se debruçar para resolver e explicar o problema por meio de uma investigação. A partir de um enredo de fantasia, os quatro experimentos, apresentados como desafios, são propostos de forma que os alunos possam agir ativamente na estória. Apresentamos a análise de alguns dados coletados após a aplicação da atividade em uma turma de um colégio federal do Rio de Janeiro. Mostramos que, através desta proposta de atividade, podemos promover a alfabetização científica dos alunos, desenvolver suas capacidades cognitivas-argumentativas e mostrar que aprender Física ainda pode ser uma tarefa divertida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HKBezerra.pdf | 685.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.