Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8296
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Análise e fomento ao uso do laboratório de informática na escola: um estudo de caso |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Bruno Ricardo Behnken Oliveira, Filipe José Teixeira de |
Tutor: | Delgado, Carla Amor Divino Moreira |
Resumen: | A Informática Educativa é uma área reconhecidamente necessária para a modernização da escola e de seus métodos, e o computador pode atuar como catalisador do processo de ensino e aprendizado, se bem utilizado. Entretanto, a simples presença de um laboratório com os seus computadores não garante uma implementação eficiente da Informática Educativa. É necessário que os docentes elaborem propostas pedagógicas para o laboratório, que o laboratório possua o seu próprio projeto pedagógico, que a sala seja adequada, que seja realizada manutenção nos computadores e nos demais equipamentos, que seja oferecida formação continuada aos atores envolvidos na prática da Informática Educativa; dentre outras imposições. Nesse contexto, este trabalho se propõe a analisar o uso e a gestão do Laboratório de Informática Educativa do CAp-UFRJ, bem como a fomentar uma melhor implementação da Informática Educativa neste colégio, auxiliando na elaboração e execução de uma aula utilizando o laboratório em parceria com uma docente de matemática; além de identificar, discutir e propor soluções para problemas existentes. |
Materia: | Tecnologia educacional Currículos e programas Estudo de caso |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Computação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 29-mar-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRBCosta.pdf | 386.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.