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dc.contributor.advisorNobre, Flavio Fonseca-
dc.contributor.authorPires, Thiago de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-06-06T18:11:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:57Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8331-
dc.description.abstractThe attention de cit hyperactivity disorder is one of the most common childhood behavioral syndromes. Although clinical evaluation is considered as the gold standard in the diagnosis of psychiatric disorders, in epidemiological studies this evaluation is rarely used for practical and nancial reasons. In this study we use psychometric instruments to screening the disorders. It is important to investigate whether these instruments are suitable for measuring the proposed problem. This study aims to determine the structural validity of Teacher's Report Form for attention problems applied to a sample of 445 children of schools in São Gonçalo/RJ. It was applied the con rmatory factor analysis to validate the factor structure. The structural equation models was used to verify hypotheses of the relationship between attention de cit hyperactivity disorder subtypes and other aspects of mental health. The bifactor factor model was the most suitable to explain the factor structure. It presented the best t quality scores for con rmatory factor analysis than other tested structures. The instrument's factor structure was also appropriate because corroborated most of the association's assumptions between subtypes of attention problems and other aspects of mental health. It can be inferred that the combined attention problems subtype would be the more serious because it was correlated with internalizing problems, externalizing and lower intelligence quotient. However, some symptoms were not adequate for the dimension as established in its original version, they were redundant to other symptoms or slightly less expressive loads on its speci c factors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia biomédicapt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectTRFpt_BR
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.titleValidação estrutural da escala de problemas de atenção da Teacher's Report Form em uma amostra brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0444647752878343pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Assis, Simone Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Almeida, Rosimary Terezinha de-
dc.contributor.referee2Rocha, Marina Monzani da-
dc.contributor.referee3Luiz, Ronir Raggio-
dc.description.resumoO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma das síndromes comportamentais infantis mais comuns. Embora a avaliação clínica seja o padrão ouro no diagnóstico dos transtornos psiquiátricos, em estudos epidemiológicos esta avaliação é pouco usada por razões práticas e financeiras, assim se recorre a utilização de instrumentos psicométricos para se rastrear os transtornos. É importante investigar se estes instrumentos são adequados para medir o problema proposto. Este trabalho tem por objetivo verificar a validade estrutural da Teacher's Report Form para problemas com a atenção, que foi aplicado em uma amostra de 445 crianças de escolares do município de São Gonçalo/RJ. Foi utilizada a análise fatorial confirmatória a m de validar a estrutura fatorial. Os modelos de equações estruturais foram utilizados para verificar importantes hipóteses da relação entre os subtipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e outros aspectos da saúde mental. O modelo bifatorial foi o mais adequado a fim de explicar a estrutura fatorial, apresentando melhores índices de qualidade do ajuste pela análise fatorial confirmatória do que as outras estruturas testadas. A estrutura fatorial do instrumento também se mostrou adequada, corroborando com a maioria das hipóteses da associação entre subtipos de problemas com a atenção e outros aspectos da saúde mental. Pode-se inferir que o subtipo de problemas com a atenção combinado seria o mais grave, pois foi correlacionado com problemas internalizantes, externalizantes e quociente de inteligência mais baixo. Contudo, alguns sintomas não estavam adequados à dimensão como estabelecido em sua versão original, eram redundantes a outros sintomas ou as cargas pouco expressivas em seu fatores específicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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