Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8341
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação pública no Brasil: uma análise do ensino básico no século XXI
Author(s)/Inventor(s): Castro, Luiz Fernando da Costa
Advisor: Silva, Beatriz Azeredo da
Abstract: A educação é tida como o alicerce de toda sociedade desenvolvida. Seja como forma de profissionalização ou libertação, diferentes correntes teorizam sobre o modelo ideal e finalidade dos conteúdos. Ela é fornecida por empresas privadas (colégios, institutos, fundações, etc) ou pelo Estado; enquanto para alguns a primeira forma garante a eficiência dos ambientes educacionais, a segunda garante a universalização e indiscriminação do acesso. Tendo impacto direto sobre o bem-estar dos indivíduos, conforme avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a educação apresenta particularidades no caso brasileiro. Ela passou de privilégio de poucos para direito público obrigatório constitucional ao longo de um século. Diversas correntes teorizam sobre a função da educação para o Estado, seu papel para o indivíduo e qual o melhor modelo a ser adotado. Ainda que pertinente, essa discussão pedagógica não será aprofundada nessa monografia. Para esse trabalho, será importante observar os primórdios da educação pública no Brasil e os avanços obtidos pós Constituição de 1988. Com base nisso, veremos as inovações nos mecanismos de financiamento para estimular a descentralização e universalização das escolas públicas, a evolução dos sistemas de avaliações nacionais para medir a qualidade do ensino e a instauração de uma base de conteúdo comum aos colégios. Além disso, será importante pontuar como mesmo diante de tantas transformações e melhoras do sistema de ensino, ainda há dificuldade em garantir os direitos constitucionais em educação e garantir a escola pública de qualidade.
Keywords: Escola pública
Ensino fundamental
Brasil
Século XXI
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFCCastro.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.