Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Beatriz Azeredo da | - |
dc.contributor.author | Castro, Luiz Fernando da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-08T19:30:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:58Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8341 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Século XXI | pt_BR |
dc.title | Educação pública no Brasil: uma análise do ensino básico no século XXI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4180620049319913 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação é tida como o alicerce de toda sociedade desenvolvida. Seja como forma de profissionalização ou libertação, diferentes correntes teorizam sobre o modelo ideal e finalidade dos conteúdos. Ela é fornecida por empresas privadas (colégios, institutos, fundações, etc) ou pelo Estado; enquanto para alguns a primeira forma garante a eficiência dos ambientes educacionais, a segunda garante a universalização e indiscriminação do acesso. Tendo impacto direto sobre o bem-estar dos indivíduos, conforme avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a educação apresenta particularidades no caso brasileiro. Ela passou de privilégio de poucos para direito público obrigatório constitucional ao longo de um século. Diversas correntes teorizam sobre a função da educação para o Estado, seu papel para o indivíduo e qual o melhor modelo a ser adotado. Ainda que pertinente, essa discussão pedagógica não será aprofundada nessa monografia. Para esse trabalho, será importante observar os primórdios da educação pública no Brasil e os avanços obtidos pós Constituição de 1988. Com base nisso, veremos as inovações nos mecanismos de financiamento para estimular a descentralização e universalização das escolas públicas, a evolução dos sistemas de avaliações nacionais para medir a qualidade do ensino e a instauração de uma base de conteúdo comum aos colégios. Além disso, será importante pontuar como mesmo diante de tantas transformações e melhoras do sistema de ensino, ainda há dificuldade em garantir os direitos constitucionais em educação e garantir a escola pública de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFCCastro.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.