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http://hdl.handle.net/11422/8373
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferraz, João Carlos | - |
dc.contributor.author | Marques, Wallace de Anchieta | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-09T20:37:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8373 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Evolução da indústria | pt_BR |
dc.subject | Instituições | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Semelhanças e diferenças entre instituições que oferecem educação financeira no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9602988126832697 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Torracca, Julia Ferreira | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5365265401318737 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as instituições que oferecem educação financeira no Brasil. Para tanto, será feito um recorte analítico da teoria da firma utilizando as abordagens baseadas em recursos e nas capacitações, desenvolvidas por Edith Penrose e David Teece, respectivamente. Com base nos conceitos apresentados no quadro analítico, foi conduzido um estudo empírico de naturezas descritiva e analítica. O estudo descritivo indicou que nos últimos cinco anos o número de instituições ofertantes de educação financeira cresceu na ordem de 70% e apontou para a existência de três perfis dominantes: Instituições públicas pertencentes ao setor de Educação (IPU-Educação), Instituições privadas pertencentes ao setor de Serviços (IPR-Serviços) e Instituições do Terceiro Setor pertencentes ao setor de serviços (ITS-Serviços). IPU-Educação é formado por escolas públicas que seguem a filosofia da ENEF. Possuem capacitações próprias de escolas: a elaboração de atividades pedagógicas e possuem recursos humanos e institucionais como os principais. São pouco intensivos em recursos tecnológicos e reputacionais, IPR-Serviços é formado por instituições do setor financeiro que oferecem educação financeira a seus clientes e operam sob concorrência. Para esse segmento, é fundamental realizar investimentos em tecnologia para diversificação de produtos e posicionar-se em canais digitais. Possuem maior preocupação na avaliação de resultados percebidos e são dotadas de maior diversidade de recursos, com destaques para os de natureza tecnológica, estruturais e reputacionais. ITS-Serviços é composto por associações e institutos que atendem públicos vulneráveis socialmente: com pouco ou nenhum acesso a serviços financeiros e de baixa renda. Adotam múltiplas estratégias para captação de recursos financeiros e possuem um conjunto de recursos diversificado, com destaque para o tecnológico. As capacitações desse segmento referem-se à capacidade entrar em vários mercados e à gestão administrativa de institutos que são regidos pela lei do terceiro setor. Em seguida, procurou-se quantificar o desempenho das instituições em termos dos resultados percebidos pelos responsáveis. O segmento com maior índice de desempenho (ID) percebido é IPR-Serviços (75%), seguido de ITS-Serviços (64%) e IPU-Educação (48%). Com as informações apresentadas, espera-se contribuir para que cada segmento utilize seus pontos fortes procurando aproveitar vantagens competitivas e atenuar os pontos fracos. O interesse em descrever e analisar as instituições era oferecer a gestores pistas sobre recursos-chaves, estratégias de sucesso e entender o impacto do ambiente sobre o desempenho percebido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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