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dc.contributor.advisorPires-Alves, Camila Cabral-
dc.contributor.authorAraujo, Stéfanie Scheidegger-
dc.date.accessioned2019-06-09T20:53:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:59Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8375-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresa Maverickpt_BR
dc.subjectAnálise de atos de concentraçãopt_BR
dc.subjectTeoria do oligopóliopt_BR
dc.subjectEfeitos coordenadospt_BR
dc.titleA empresa Maverick e a política de defesa da concorrência : estudo de casos no Brasil, Estados Unidos e União Europeiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4687008805056384pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia trata a firma maverick e seus efeitos sobre o mercado em que atua sob a perspectiva da Política de Defesa da Concorrência. A empresa maverick é uma empresa que limita o aumento de preços e a coordenação e, assim, funciona como uma proteção de um mercado mais saudável e competitivo. Por essa razão, o seu argumento deve ser maior utilizado na defesa da concorrência. A empresa maverick, então, é discutida de acordo com sua definição e formas de identificação, buscando entender seus incentivos para definir preços mais baixos e a não entrar na colusão (tácita ou explícita). Este trabalho também discute como pode ser incluída na análise de atos de concentração da prática antitruste, com foco em atos de concentração horizontais. Essa discussão é feita de forma teórica, para depois serem feitos estudos de casos das diferentes jurisdições da prática antitruste – Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência, European Comission e Department of Justice/Federal Trade Comission – a fim de entender como o argumento da maverick tem sido tratado na prática. Observa-se que a prática se aproxima um pouco da teoria e que as empresas Maverick, nos casos estudados, tiveram diferentes tratamentos, em especial quanto à sua definição e identificação. Por fim, resta o desafio de discutir mais e aperfeiçoar os procedimentos de análise da firma maverick, começando com uma maior precisão na sua identificação e avaliação dos seus incentivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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