Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8398
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise bibliográfica dos artigos sobre a temática da violência sexual contra a mulher publicados na Biblioteca Virtual de Saúde
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Juliana de Moraes
Advisor: Cavalcanti, Ludmila Fontenele
Abstract: Analisa os artigos sobre a temática da violência sexual contra à mulher, publicados na Biblioteca Virtual de Saúde, no período de 2000 a 2014. A metodologia utilizada nesse trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica. Na referida base de pesquisa, foi realizada uma busca avançada utilizando-se como palavras chaves “violência sexual” e “mulher” no título, apresentando para análise nove artigos. Após o levantamento desses, realizou-se a sua análise com uma ficha catalográfica a fim de auxiliar na coleta dos dados. A abordagem desse estudo é do tipo quantitativa-qualitativa. A partir da análise realizada pode-se concluir que em relação ao sexo do primeiro autor o feminino foi predominante. O tipo de artigo mais utilizado pelos autores foram os artigos originais. Observou-se que todos os artigos estavam vinculados a instituições da esfera pública. Sobre a origem geográfica dos artigos, seis estavam concentrados na região sudeste. A maior parte dos artigos estavam compreendidos na década de 2000 e possuíam como área de conhecimento predominante a Enfermagem. A metodologia mais utilizada pelos autores foi a do tipo qualitativa. A maioria dos artigos não foram realizados em nenhum campo empírico, assim como também não contaram com nenhum participante, adotando outros procedimentos metodológicos de pesquisa. Quanto às explicações sobre a violência sexual utilizadas pelos autores, foram: como uma questão de saúde pública, como crime hediondo, como expressão da violência de gênero, e por fim, como uma questão histórica, social e cultural. As articulações estabelecidas com as políticas públicas de saúde presentes nos artigos foram: a Norma Técnica Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual Contra a Mulher e Adolescentes (BRASIL,1999), Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (BRASIL, 2004), Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2013) e Assistência Pré-natal: Normas e Procedimentos Técnicos (BRASIL, 1998). Os marcos legais citados pelos autores foram: Artigo 27 do Código Penal Brasileiro de 1980, Artigo 213 e 214 do Código Penal Brasileiro de 1940, Artigo 128 do Código Penal Brasileiro de 1940, Leis números 11.340 de 2006 e 12.845 de 2013. Este estudo constatou que, além dos esforços do Ministério da Saúde (MS) em promover mais unidades de atendimento à mulher em situação de violência sexual, é necessário que também haja o investimento em capacitação profissional que vise a melhoria e a garantia do acesso aos direitos das mulheres que sofreram essa violência.
Keywords: Violência sexual
Políticas públicas
Saúde da mulher
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Juliana de Moraes. Análise bibliográfica dos artigos sobre a temática da violência sexual contra a mulher publicados na Biblioteca Virtual de Saúde. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFerreira.pdf686.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.